A Operação Lótus, deflagrada em 18 estados e no Distrito Federal nesta terça-feira (18), chegou a Niterói. A ação, feita pela Polícia Civil, tem o objetivo de cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra uma rede de exploração sexual infantil existente em todo o país. No estado do Rio, os agentes têm nove mandados para cumprir.
Nesta terça é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Até às 8h, cinco pessoas haviam sido presas no estado. As prisões foram em flagrante, já que os policiais não têm mandados de prisão.
Além de Niterói, a operação acontece em Jacarepaguá e Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Campos e Macaé, no Norte do estado.
No estado, a ação é comandada pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), que após um ano de investigações identificou grupos que trocavam fotos e vídeos contendo imagens de crianças e adolescentes em situação de abuso sexual. A polícia identificou até bebês no material pornográfico.