31 C
São Gonçalo
sábado, maio 4, 2024

Operação São Gonçalo Presente reduz assaltos na Rua da Caminhada

O comando do 7º BPM informou que os roubos a pedestres na cidade tiveram queda de 35,40%, se tornando o menor número registrado desde 2004 (Foto: Renan Otto)

O patrulhamento ostensivo da Operação São Gonçalo Presente na Rua Jaime Figueiredo, a tradicional Rua da Caminhada, e a consequente diminuição dos roubos na via têm influenciado positivamente para a expansão de estabelecimentos comerciais e maior movimentação de pedestres. Esse resultado tem sido alcançado por meio das ações de policiamento rotineiras realizadas pela ação dos policiais.

A Rua da Caminhada, como é conhecida popularmente, começa na esquina da Rua Abílio José de Matos, no Porto da Pedra, e vai até o início da Rua Visconde de Itaúna, no Paraíso. Diariamente, é fechada ao tráfego de veículos pela manhã e à noite, para que a população possa fazer atividades físicas. A área já foi alvo de constantes assaltos ao longo dos anos, mas os índices de roubos têm diminuindo gradativamente com o patrulhamento que tem sido realizado.

O trecho, que corta os bairros do Porto da Pedra, Camarão, Mangueira, Parada 40, Porto Novo, Patronato e Paraíso, recebe a atuação de agentes do São Gonçalo Presente diariamente com auxílio de duas motos e duas viaturas ao longo de mais de dois quilômetros da Rua da Caminhada, entre o horário de 5h às 23h.

O secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, afirma que foi preparado um planejamento de ações especiais para o local.

“Seguindo as diretrizes do prefeito Capitão Nelson e ouvindo os moradores da ‘Rua da Caminhada’, preparamos um planejamento especial para a localidade. A Secretaria de Ordem Pública tem feito fiscalizações noturnas nos bares e restaurantes, de sexta a domingo, em conjunto com a Subsecretaria de Posturas, Guarda Municipal, Transportes, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e 7º BPM, com intuito de coibir o som alto e a ocupação irregular no passeio público, buscando a organização desta importante via”, contou.

Índices de criminalidade – No mês de dezembro de 2021, a cidade conseguiu uma redução de 45,75% nas ocorrências relacionadas a roubo de veículos, sendo o menor número já registrado desde 2010. Os roubos de pedestres também tiveram queda com diminuição de 35,40%, se tornando o menor número registrado desde 2004. O roubo de carga também teve uma drástica diminuição, com queda de 58,70%.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress