26.6 C
São Gonçalo
sábado, maio 4, 2024

O universo das histórias é tema de eventos gratuitos no Teatro Popular de Niterói

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, recebe nesta sexta-feira (30-09), das 17h às 21h, e nas próximas terça e quarta-feira (04 e 05-10), das 13 às 19h, o projeto “A arte de governar a si mesmo”. As dinâmicas acontecem em ações gratuitas, entre elas, o espetáculo de mesmo nome; a oficina de contos “As mil e uma noites: o poder da palavra feminina” com Gislayne Matos; o lançamento do livro “Narração artística: modos de fazer” (AbraPalavra); e roda de conversa mediada pela contadora de histórias Rita Gama.

O espetáculo “A Arte de Governar para si mesmo”, que será encenado nesta sexta às 20h, é uma performance narrativa concebida pela contadora de histórias Daniella D`Andrea em parceria com Warley Goulart, coordenador do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias — que também faz a direção cênica.

A partir de uma história base, Daniella narra outras histórias da tradição oral do Oriente. Desse modo, surgem “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Abdallah” (Arábia), além de trechos de um texto de Hakim Sanai, poeta persa do século XII.

A reestreia em Niterói contará também o lançamento do livro “Narração Artística: modos de fazer” (editora Abrapalavra) com ensaios de 12 contadores de histórias de todo o Brasil e roda de conversa com a participação especial de Aline Cântia e Fernando Chagas — organizadores do livro que virão de Belo Horizonte — e convidados.

O lançamento do livro e a roda de conversa acontecem também nesta sexta, antes da apresentação do espetáculo, das 17h às 19h.

O espetáculo reúne os contos a partir do tema “governo” e sua relação com uma conduta consciente perante a vida. Foi vencedor do edital de teatro adulto para espaços alternativos/2019 da Fundação de Arte de Niterói e do edital Retomada Cultural 1 e 2 da Lei Aldir Blanc/Secretaria Estadual de Cultura. Ganhou destaque em eventos, abrindo a 5ª Candeia – Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte e o 11º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (PR).

Nos dias 4 e 5 de outubro, a mestra narradora Gislayne Matos, especialista em Art et Thérapie pela Sorbonne – Paris VI e INECAT-Paris e mestra em Educação pela UFMG, estará presente, vindo também de Belo Horizonte, para mediar uma oficina, das 13h às 17h, sobre sete temas presentes na clássica compilação de contos populares do oriente “As Mil e Uma Noites”.

Para participar da oficina, é preciso fazer uma inscrição prévia através do e-mail constelariodehistorias@gmail.com. Serão disponibilizadas 30 vagas.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica
na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n°, Centro, atrás do Terminal João Goulart.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress