22.4 C
São Gonçalo
sábado, maio 28, 2022

Novo delegado fala dos desafios à frente da 79ª DP em entrevista

Leia Mais

“Ordem e Progresso”, lema da Polícia Militar e “Em defesa de quem precisar”, lema da Polícia Civil, sempre estiveram presentes em cada salgado vendido nas ruas e nas faxinas feitas nos estabelecimentos comerciais pelo menino Mário Luiz da Silva em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Sexto entre sete filhos (sendo falecidos o caçula em 1988 e o mais velho em 2020) de Luiz Renato e Gilcélia, o menino cresceu, estudou, entrou para a Polícia Militar em 1986 e 13 anos depois já assumia a 134ª DP (Campos), a primeira como delegado titular, após ser aprovado em um concurso público no ano de 1997.

Desde quarta-feira (13) que Mário Luiz da Silva é o novo titular da 79ª DP (Jurujuba), em substituição a Rafael Barcia, que assumiu a 9ª DP (Catete). Com passagens por 18 delegacias em 25 anos de carreira, o delegado concedeu uma entrevista exclusiva ao LADO DE CÁ nesta segunda-feira (25) falando do trabalho à frente das delegacias, dos planos e estratégias para combater a criminalidade na cidade de Niterói.

LADO DE CÁ – Quais são as expectativas e como o senhor recebeu a notícia para assumir a titularidade da 79ª DP em Jurujuba?

Delegado Mário Luiz – As expectativas são as melhores. Estivemos na cidade em duas oportunidades, sendo que na 77ª DP (Icaraí) permanecemos por quase cinco anos, com resultados operacionais e investigativos meritórios. Vale lembrar que nessa época conseguimos que toda a unidade fosse agraciada com moções de aplausos, e este humilde delegado recebeu uma das maiores honras de sua vida, que foi o título de Cidadão Niteroiense. Então, o convite para retornar a Niterói foi motivo de grande satisfação.

LADO DE CÁ – Assumir a delegacia de Jurujuba é o seu maior desafio?

Delegado Mário Luiz – Não diria que é um desafio, até pela qualidade dos profissionais que aqui estiveram antes. Digo que é uma grande honra voltar a servir à população dessa bênção que é a cidade de Niterói.

Um dos grandes desafios do delegado Mário Luiz é tentar reduzir os índices dos crimes praticados pela internet

LADO DE CÁ – O senhor está vindo de uma cidade com pouco mais de 34 mil habitantes (segundo o IBGE, o número exato é de 34.309 habitantes) e com índices razoáveis na mancha de criminalidade no Estado. O que espera encontrar aqui na 79ª DP?

Delegado Mário Luiz – Os números conseguidos nos recentes meses, que mostram que as unidades de segurança pública à disposição da cidade vêm atendendo às metas operacionais e investigativas preconizadas pelas autoridades superiores, mostram que estamos no caminho certo, impondo que seja mantido esse padrão de qualidade.

LADO DE CÁ – Um dos crimes que mais tem crescido no Estado é o estelionato praticado pela internet como o WhatsApp clonado, Pix, empréstimos, sites falsos de lojas, bancos e órgãos governamentais. O Instituto de Segurança Pública (ISP) fez um levantamento e identificou que 8.090 golpes foram aplicados nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, enquanto o número subiu para 18.655 em janeiro e fevereiro de 2022, ou seja, um aumento de 130% na prática dessa modalidade criminosa na área da 79ª DP. Isso assusta o senhor? Como pretende combater a prática desse crime e reduzir números tão expressivos?

Delegado Mário Luiz – Pouca coisa nos assusta após 36 anos de serviço na Segurança Pública do Estado. Eu diria que a alta incidência desse tipo de delito chama a atenção pelo fato de que situações similares são noticiados a todo tempo, com a imprensa fazendo um trabalho de grande relevância ao informar. O “modus operandi” não muda, mas esses golpes ainda conseguem iludir muitas pessoas. É preciso que o cidadão esteja atento. A Polícia Civil do Rio de Janeiro emprega várias técnicas investigativas que estão permitindo a elucidação desses crimes e a identificação dos autores, e seguiremos assim, mas a tomada de cuidado por parte das vítimas potenciais também é muito importante.

LADO DE CÁ – O que os moradores de Jurujuba podem esperar do delegado Mário Luiz da Silva?

Delegado Mário Luiz – Trabalho, trabalho e trabalho!

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias