28.6 C
São Gonçalo
domingo, abril 28, 2024

Niterói é primeiro lugar em gestão fiscal no estado do Rio

O Índice Firjan de Gestão Fiscal apresenta um estudo minuncioso das contas públicas municipais de cada cidade (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21) foi divulgado um estudo pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, que mede índices de investimentos das administrações públicas no país e Niterói foi considerada a primeira cidade em gestão fiscal do estado.

Ao tomar conhecimento de mais uma boa notícia da Cidade Sorriso, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), comemorou o resultado em uma transmissão pelas redes sociais.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais referente aos anos de 2013 a 2020, quando o município ainda era administrado pelo ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT).

A pesquisa é construída com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). É composto pelos seguintes indicadores:

Autonomia – Analisa a relação entre as receitas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência;

Gastos com Pessoal – Quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida;

Investimentos – Mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios;

Liquidez – Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress