20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 16, 2024

Niterói inicia vacinação contra gripe; veja os locais

A expectativa é imunizar cerca de 200 mil pessoas no município (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (19), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe (Influenza).

A cidade terá 43 salas de vacina em todas as regiões funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O calendário deste ano terá uma alteração por causa da epidemia de coronavírus: os idosos que estão sendo vacinados contra a Covid-19, só receberão a dose da gripe em maio para que não haja conflitos entre os imunizantes. Até julho, em três etapas, a expectativa é imunizar cerca de 200 mil pessoas no município.

A primeira fase da vacinação será apenas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que tiveram filho até 45 dias, trabalhadores da saúde e povos indígenas, de 19 de abril até 10 de maio.

Na segunda fase, com início em 11 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e os professores. Os idosos foram incluídos nesta etapa estrategicamente, já que estão recebendo a vacina contra a Covid-19 no mês de abril. Caso algum idoso tenha a segunda dose marcada para o mesmo período da vacina da gripe, deve-se priorizar a vacina contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre a aplicação dos imunizantes.

A última fase, a partir de 9 de junho, é para pessoas que têm comorbidades, as com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Documentos – Para receber a dose, as pessoas devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos de idade), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

Locais de vacina

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.

Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Engenho do Mato, Maravista e Várzea das Moças.

Praias da Baía – Alarico, Jurujuba, Martins Torres, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Palácio, Ponta D’areia, Vital Brazil.

Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Morro do Céu, Teixeira de Freitas, Viçoso Jardim e Boavista.

Norte 2 – Baldeador, Coronel Leôncio, Ilha da Conceição Leopoldina, Maruí, Marítimos, Nova Brasília, Vila Ipiranga.

Pendotiba – Atalaia, Badu, Cantagalo, Grota I, Grota II, Ititioca, Maceió, Matapaca e Sapê.

Posto volante – Teatro Municipal João Caetano, no Centro.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress