23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 17, 2024

Nada doce, Bolsonaro ataca a imprensa ao ser perguntado sobre escândalo do leite condensado

Foto: Sérgio Lima/AFP

A compra suspeita de R$ 15 milhões em leite condensado foi o estopim para o presidente Jair Bolsonaro atacar a imprensa, mais uma vez, na quarta-feira (27).

“Leite condensado? Vai para **** que *****! É para enfiar no rabo de vocês da imprensa”, afirmou o presidente da República.

As declarações de Bolsonaro foram gravadas por um apoiador e o vídeo circulou nas redes sociais. No local, havia aglomeração e todos estavam sem máscaras. Após o ataque, houve aplausos dos participantes da reunião, que gritaram “mito”. Havia alguns ministros no local, entre eles Ernesto Araújo, das Relações Exteriores.

Algumas reportagens divulgaram gastos do Governo Federal com alimentos em 2020, que tiveram um aumento de 20% em relação a 2019. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência.

O Ministério da Defesa comunicou em nota que os militares recebem a alimentação que as Forças Armadas fornece.

“O efetivo de militares da ativa é de 370 mil homens e mulheres, que diariamente realizam suas refeições, em 1.600 organizações militares espalhadas por todo o país. O valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de R$ 9,00 (nove reais) por dia, por militar. Com esses recursos são adquiridos os gêneros alimentícios necessários para as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Esse valor não é reajustado há três anos. As Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens. O leite condensado é um dos itens que compõem a alimentação por seu potencial energético. Eventualmente, pode ser usado em substituição ao leite. Ressalta-se que a conservação do produto é superior à do leite fresco, que demanda armazenamento e transporte protegido de altas temperaturas. De acordo com o IBGE, o brasileiro consome em média 5,6 gramas de doce à base de leite por dia. Por se tratar de um contingente eminentemente jovem, o consumo, eventualmente, pode ser até um pouco superior”, afirmou a nota do Ministério da Defesa.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress