24.3 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 16, 2024

Médico de Niterói salva a vida de menina atacada por tubarão em Pernambuco

Autoridades interditaram a Praia do Sueste, localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, por tempo indeterminado após ataque de tubarão (Foto: Divulgação)

Chefe de um hospital particular de Niterói, o médico Leandro Crespo, de 54 anos, realizou um torniquete – procedimento para estancar o sangramento – e salvou a vida de uma menina, de 8 anos, atacada por um tubarão na sexta-feira (28) em uma praia do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

De acordo com o médico, que passava férias com a família na ilha para comemorar o aniversário da esposa, decidiu ir à Praia do Sueste para observar a fauna marinha e se divertir. No entanto, ao chegar no local, Leandro foi surpreendido por gritos de “socorro”.

“Nós tínhamos alugado um bugre e logo no estacionamento nós ouvimos o pedido de socorro. Isso despertou o sentido de atenção, que nós cirurgiões temos. Quando eu vi o pai saindo da água com a criança no colo, o que já tem a ver com o que eu faço aqui no hospital, as minhas pernas entraram em modo turbo e fomos em direção. No momento agudo, nos deparamos com a cena: ela sem a perninha e em estado de choque”, revelou.

O médico revela que pulou em cima da perna direita da criança, mordida pelo tubarão, para tentar estancar o sangramento. Outras pessoas também ajudaram, incluindo outras duas médicas que também estavam de férias, até que recebeu uma luva e teve a ideia de fazer um torniquete para terminar com o sangramento.

A iniciativa de Crespo auxiliou no salvamento da criança. Com o procedimento, ele conseguiu comprimir os vasos femorais sem fazer nenhuma ligadura. Logo após o procedimento, monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsáveis pela Ilha, conseguiram um caminhonete para levar a criança até o Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha. No caminho, a pequena foi transferida para uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

A menina teve a perna direita amputada e foi transferida nesta quinta-feira (03) para um hospital particular em São paulo para realizar o tratamento. O estado de saúde dela é considerado estável.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress