23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Maricá: plantio e colheita mobilizam crianças e profissionais

Mudas de alecrim, alface, beterraba, cebolinha, couve, pimenta e repolho foram plantadas por alunos do pré-escolar crianças de 4 e 5 anos da rede pública de Ensino (Vinícius Manhães)

A rotina de plantar e colher movimentou crianças e a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá na quinta-feira (22). Em Guaratiba, alunos da rede pública participaram do replantio de hortaliças, enquanto em Araçatiba houve uma colheita de cenoura e guando para a população. Na Fazenda Pública Joaquín Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), no Espraiado, foi realizada uma nova colheita de abóboras, que também serão distribuídas à população.

Na primeira ação, a horta que fica na orla de Guaratiba recebeu mudas de alecrim, alface, beterraba, cebolinha, couve, pimenta e repolho. As primeiras foram plantadas por alunos do pré-escolar I (crianças de 4 e 5 anos) do Jardim de Infância Municipal Trenzinho da Esperança, que é vizinho ao local. “Eu gosto de plantar”, disse o pequeno Samuel, de 4 anos.

Na Fazenda Pública Joaquín Piñero foi realizada colheita de abóboras que serão distribuídas à população (Vinícius Manhães)

De acordo com o secretário Julio Carolino, o solo dos canteiros foi revitalizado e adubado após a colheita realizada no início do mês. O processo ocorreu pela primeira vez desde a inauguração do espaço juntamente com toda a orla, em setembro de 2019. “Faremos o mesmo processo em todas as praças onde há essas plantações. É importante mostrar às crianças como funciona este ciclo para que elas entendam de onde vem o que elas comem”, ponderou.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress