23.9 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 29, 2024

Idosos do Abrigo Cristo Redentor começam a ser transferidos para outros abrigos em SG

De acordo com administração do Abrigo do Cristo Redentor, que mantém 56 idosos, a prefeitura desrespeitou o estatuto do idoso em alguns pontos (Foto: Divulgação)

Com o convênio encerrado no Réveillon do ano passado com a Prefeitura de São Gonçalo, o Abrigo Cristo Redentor começou o processo de transferência de idosos para outras instituições da cidade nessa quarta-feira (09).

Situado no bairro Estrela do Norte, um grupo de cinco idosas foi transferido para a Instituição Cristã Amor ao Próximo, no Centro, que é um abrigo exclusivo para mulheres. A administração do Cristo Redentor acredita que a transferência dos idosos acontecerá aos poucos. De acordo com Ademir Nunes, diretor financeiro da instituição, muitos idosos se recusam a deixar a instituição.

Para o advogado Fernando Rodrigues, que representa a atual administração do abrigo, o problema é agravado por conta da falta de comunicação e o que poderia configurar também uma possível violação do estatuto do idoso. Segundo ele, o abrigo foi comunicado apenas às 16h desta terça-feira (08) de que os idosos começariam a ser retirados do Cristo Redentor já no dia seguinte, sem haver tempo de preparação.

Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social respondeu por nota que “iniciou o processo de transferência dos idosos do Abrigo Cristo Redentor, nesta quarta-feira (9). De início, cinco idosas foram remanejadas para a Instituição Cristã Amor ao Próximo, localizada na Rua Doutor Feliciano Sodré, no Centro. A instituição foi uma das contempladas pelo chamamento público realizado pela prefeitura, tendo em vista a impossibilidade legal de renovar o convênio com o Abrigo Cristo Redentor, que não apresentou a documentação exigida por lei”.

A secretaria completou dizendo que as idosas transferidas tiveram acompanhamento de representantes do Ministério Público e passaram por avaliação médica e testes de Covid-19, mas negou que não tenha comunicado antes sobre a transferência. A prefeitura informou também as outras instituições que acolherão os outros idosos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress