28.5 C
São Gonçalo
segunda-feira, maio 20, 2024

Homem é detido pela Polícia Federal em Niterói com ajuda do Cisp

O homem é foragido da justiça por crimes de roubo, homicídio e estupro

Criminoso de facção do Rio é preso pela Polícia Federal em Niterói com ajuda do Cisp
Criminoso de facção do Rio é preso pela Polícia Federal em Niterói com ajuda do Cisp
Prisão foi possível em razão do Cercamento Eletrônico do órgão municipal, que disponibiliza a ferramenta para forças de segurança (Foto: Divulgação)

Um homem foragido da Justiça e pertencente a uma facção criminosa do Rio de Janeiro foi preso pela Polícia Federal em Niterói nesta quinta-feira (9), com a ajuda do Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O homem tinha três mandados de prisão por roubo e estupro, além de 10 anotações criminais por roubo, homicídio e estupro.

A prisão foi possível depois que policiais federais solicitaram ao Cisp a inclusão da placa do veículo utilizado pelo criminoso no sistema de rastreamento do Cercamento Eletrônico. O veículo foi rastreado ao passar por Niterói e, na última terça-feira (7), foi localizado na Avenida Feliciano Sodré, onde o suspeito foi preso.

Após a prisão, constatou-se que o homem morava na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Niterói para os procedimentos necessários e está agora à disposição da Justiça.



continua depois da publicidade



O Cisp, criado em 2015, é uma ferramenta essencial para o combate ao crime e a elucidação de casos em Niterói. Com suas câmeras de alta tecnologia, o sistema permite rastrear veículos e identificar placas, fragmentos de letras e números, e agora também reconhece cores. Graças ao Cercamento Eletrônico, quase 500 veículos clonados ou envolvidos em crimes foram recuperados, e outras ações levaram à prisão de criminosos e desmantelamento de quadrilhas.

Além das câmeras de monitoramento, o Cisp possui 522 dispositivos eletrônicos e trabalha em colaboração com forças de segurança estaduais, federais e municipais, bem como com o Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil. A Prefeitura de Niterói e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também têm um acordo de cooperação para combater o crime e prevenir a violência.

O Cisp contribuiu para a maior redução de criminalidade já registrada em Niterói nos últimos 20 anos, com uma queda de até 80% nos indicadores de furtos, roubo de veículos, letalidade violenta, entre outros. Graças à colaboração entre órgãos de segurança e o uso de tecnologia de ponta, a cidade de Niterói está se tornando cada vez mais segura.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress