19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Defesa Civil de Niterói integra tecnologia e esforços humanos contra queimadas

Além de 3.000 voluntários e agentes da Defesa Civil, Niterói vai ganhar novos sensores e estações meteorológicas focadas em qualidade do ar em pontos estratégicos

Niterói contra queimadas: Defesa Civil une tecnologia e expertise humana para proteger áreas verdes da cidade
Niterói contra queimadas: Defesa Civil une tecnologia e expertise humana para proteger áreas verdes da cidade
A tecnologia é vista como uma forma complementar a toda uma rede de prevenção construída entre órgãos da Prefeitura e a população (Foto: Divulgação)

Com a chegada das altas temperaturas, Niterói se mobiliza para enfrentar um desafio antigo: o aumento dos incêndios em áreas verdes. A situação é agravada pelo bloqueio atmosférico que o estado do Rio de Janeiro enfrenta desde abril, intensificando a estiagem e reduzindo a umidade relativa do ar. Em resposta a essas condições climáticas adversas, a Prefeitura de Niterói adiantou o Plano Inverno do Programa Niterói Contra as Queimadas, implementando medidas preventivas e de combate aos incêndios.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia coordena uma série de ações que combinam a expertise dos agentes, o envolvimento de voluntários e o uso de tecnologia avançada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na cidade. Uma das iniciativas mais promissoras é a instalação de três novas estações meteorológicas focadas na qualidade do ar em locais estratégicos, como o Morro do Boa Vista, o Morro do Morcego, Jurujuba e Ponta D’Areia. Essas estações contarão com sensores de fumaça desenvolvidos em parceria com a UFF, permitindo antecipar incêndios e tomar medidas preventivas com maior eficácia.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Eric de Oliveira, o investimento em tecnologia é fundamental para fortalecer a capacidade de resposta diante das emergências. Além disso, ele destaca o papel crucial dos mais de 3.000 voluntários dos NUDECs e dos agentes da Defesa Civil na prevenção e combate aos incêndios.



continua depois da publicidade



As ações de prevenção incluem rondas intensificadas em áreas próximas às vegetações e de proteção ambiental, que compreendem mais de 50% do território municipal. A conscientização da população sobre práticas prejudiciais, como queima de lixo doméstico e limpeza de encostas com fogo, também é uma prioridade. Para isso, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e guardas ambientais se unem aos voluntários do Nudec Queimadas para disseminar informações e orientações sobre como agir em situações de emergência.

Além do trabalho em campo, a Defesa Civil de Niterói oferece suporte tecnológico à população por meio do aplicativo Alerta DCNIT. Esse aplicativo fornece alertas sobre condições climáticas adversas, incluindo previsão de chuvas fortes e risco de incêndios em vegetação, além de permitir que os cidadãos entrem em contato direto com a Defesa Civil em caso de emergência.

Outro avanço significativo é a instalação de um radar meteorológico de alta tecnologia, que proporciona maior previsibilidade e acompanhamento das tempestades, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas e para a proteção da população.

Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, Niterói demonstra um compromisso sólido com a proteção de suas áreas verdes e com a segurança de seus cidadãos, integrando tecnologia e esforços humanos em uma abordagem abrangente e eficaz contra as queimadas.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress