19.5 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Niterói e Senac RJ ampliam parceria para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos á mulheres

Novo termo de parceria garante 150 vagas no Programa Senac Gratuidade para capacitar mulheres e fortalecer o empoderamento econômico

Prefeitura de Niterói e Senac RJ renovam parceria e ampliam vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres
Prefeitura de Niterói e Senac RJ renovam parceria e ampliam vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres
Iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher visa a inserção de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho (Foto: Divulgação Senac)

A Prefeitura de Niterói e o Senac RJ renovaram, nesta quinta-feira (09), o termo de parceria que amplia a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A renovação do acordo, que agora prevê 150 vagas no Programa Senac Gratuidade (PSG), visa facilitar a inserção de mulheres no mercado de trabalho, promovendo autonomia econômica e combate à exclusão social.

A capacitação será promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, em colaboração com o Senac RJ. A iniciativa faz parte do esforço da Prefeitura de Niterói para fortalecer o empoderamento econômico das mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, por meio da formação profissional, do empreendedorismo e do resgate da autoestima feminina.

A secretária da Mulher de Niterói, Thamyris Elpídio, destacou a importância da renovação da parceria. “Foi um importante passo que demos em parceria com o Senac Rio de Janeiro, junto do Senac Gratuidade. Saímos com os documentos assinados garantindo 150 vagas para mulheres no município de Niterói. Essa parceria impacta diversas mulheres, sobretudo as mães. Quando elas têm a vida transformada pelas políticas públicas, há impacto na vida dos filhos e das famílias”, disse Thamyris.



continua depois da publicidade



O diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, reforçou o compromisso da instituição com a redução da desigualdade de gênero. “Com a renovação dessa parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, o Senac RJ espera que possamos fazer ainda mais pelas mulheres de Niterói. Ações como essa contribuem para reduzir a desigualdade de gênero, tema que precisamos discutir sempre. A Prefeitura de Niterói tem sido muito atuante na garantia dos direitos das mulheres e temos a satisfação de sermos parceiros nessa iniciativa”, afirmou Sérgio Ribeiro.

A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Senac RJ está alinhada com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual o Senac RJ é signatário, e que compõem a Agenda 2030 no Brasil: Objetivo 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Sobre a Secretaria da Mulher:

A Secretaria Municipal da Mulher desenvolve políticas públicas para garantir os direitos das mulheres em suas múltiplas dimensões, com respeito às diferenças raciais, étnicas, geracionais, religiosas, de orientação sexual e às mulheres com deficiência.

Sobre o Senac RJ:

Há 78 anos, o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress