23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Helicópteros decolam do 12º BPM (Niterói) com segunda dose da vacina CoronaVac 

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou a entrega de um lote de vacinas CoronaVac destinado a pessoas que receberam o primeira dose. A partir das 7h, quatro helicópteros decolaram do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Niterói, levando o imunizante para 88 municípios.

Na sexta-feira (19), as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São Gonçalo retiraram os seus lotes. Desta vez, serão distribuídas 173.500 segundas doses do imunizante, além de outras 20 mil para utilização como primeira dose – que estavam armazenadas como reserva técnica.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A SVS informa ainda que todo cidadão pode e deve acompanhar o processo de vacinação, verificando com qual imunizante está recebendo, o uso correto de seringas descartáveis, a anotação na carteira de vacinação. No caso de pessoas incapacitadas, esse acompanhamento deve ser feito por um responsável.

Nesse primeiro momento, foi definido um grupo de trabalho composto por:

– Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;

– Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;

– Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;

– Trabalhadores destas instituições;

– Povos indígenas vivendo em terras indígenas;

– Idosos com mais de 90 anos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress