20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Defesa Civil de Maricá realizou mais de 153 mil ações de prevenção a afogamentos em 2023

Fotos: Fábio Suzart / PMM

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou 153.331 ações de prevenção a afogamentos e 712 resgates em toda a orla, de Itaipuaçu a Jaconé, ao longo de 2023. Os locais com maior incidência de casos de salvamentos e ações preventivas foram Itaipuaçu, Barra de Maricá e Ponta Negra.

As equipes também atuaram nas praias de Jaconé, Cordeirinho, Guaratiba e em postos fixos, com uso de quadriciclos e também por meio do Grupamento de Suporte Avançado de Prevenção e Resgate, que trabalha nas areias para reduzir o tempo de atendimento.

A instalação das tendas operacionais na Praia do Recanto (Itaipuaçu) e na Praia de Ponta Negra contribuíram para o sucesso das ações preventivas. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, 8.972 crianças foram identificadas com pulseirinhas nas praias do município, evitando que se perdessem dos pais e responsáveis.

Vistorias e serviços de meteorologia

Os profissionais de Defesa Civil realizaram 2.227 vistorias, sendo 607 de riscos estruturais, 366 de riscos geológicos e 333 de riscos hidrológicos, além de 921 vistorias prévias, em caráter emergencial, realizadas pelos agentes que atuam no Centro de Operações 24h.

O serviço de meteorologia elaborou 38.050 boletins, informes e monitoramentos meteorológicos. Já o grupamento de combate a incêndio em vegetação rasteira realizou 1.770 rondas e 428 ocorrências nos quatro distritos.

Secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, falou sobre o resultado do trabalho realizado ao longo do ano.

“Ampliamos os postos de salvamento para 32, tivemos duas embarcações na Orla Zé Garoto e na Lagoa de Guarapina com acesso ao mar, para fazer socorros com rapidez, três viaturas do suporte nas areias e o aumento do efetivo com a última turma, com mais 40 guarda-vidas, que já estão trabalhando finais de semana na orla. A Defesa Civil está atenta realizando prevenção e salvamento em toda a orla de Maricá. Os 46 km de orla do nosso município estão seguros pelos nossos guarda-vidas”, destacou.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress