20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Cuidados fundamentais para a prática de atividades físicas no verão

Foto: Divulgação

O verão é a época do ano em que muitas pessoas lançam objetivos para ficarem em forma. Paralelamente, muitos se “atiram” nessa meta sem o mínimo de acompanhamento e se frustram depois com as tentativas malsucedidas. Então, confira na sequência os cuidados essenciais com atividade física, corpo e alimentação para este verão.

Os principais cuidados no verão

Atividade física

“Esqueça” a história do fulano que apostou em determinado esporte e conseguiu emagrecer em curto espaço de tempo ou aquele que se exercitou em rotina rígida de treinamento e alcançou resultados impressionantes. O critério de comparação sempre dá uma derrota para um envolvido, ou seja, inicie em qualquer esporte de acordo com que você consegue corresponder no momento.

“O primeiro conselho que eu dou é em relação a paciência. Especialmente para alguém que nos últimos anos não se exercitou. Pode aproveitar este período para descobrir uma atividade que realmente goste. O maior ganho que essa pessoa vai ter é saber que gosta de fazer em um período maior. Que essa pessoa mantenha-se nesse esporte após o período do verão”, diz com exclusividade para o Sport Life o nutricionista e preparador físico Bruno Cipriano.

Já está engajado no universo fitness e quer “turbinar” os seus resultados? Bruno dará o “mix” de exercícios, que irão te facilitar na hora de alcançar aquilo que você almeja juntamente com o seu plano alimentar.

“Outra dica é a combinação entre exercícios de musculação com a prática de atividade aeróbia, exemplos: natação, corrida ou ciclismo. Esse método nós chamamos de ‘treinamento combinado’ e traz mais resultados do que a prática de uma única atividade. Óbvio que para isso há a importância da dieta”, completa Bruno.

Corpo

Quem vai transmitir os cuidados com o corpo é a Dra. Mariana Veloso, profissional especializada nas áreas de dermatologia e medicina estética. Mariana realiza atendimentos em sua clínica no município de Sorocaba (SP).

A limpeza é o hábito indispensável do nosso dia a dia, ou seja, reparo que deixa a nossa pele saudável. Veloso também transmite logo adiante a quantidade necessária em prol da pele limpa.

“A higienização da pele é um dos hábitos diários mais importantes que devemos ter para mantê-la sempre saudável. O processo que promove a limpeza e a remoção da oleosidade, das impurezas da poluição e dos agentes externos que nossa pele é exposta todos os dias, deve ser realizado com géis de limpeza sem sabão, pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e ao dormir, já que o produto é capaz de retirar a oleosidade sem ressecar a pele”, garante Mariana em contato com a reportagem do Sport Life.

Hidratação sempre como prioridade

hidratação é outro critério importante. Mariana traz série de recomendações de óleos e, também, citou o papel eficaz da vitamina C no enfrentamento com os radicais livres.

“Além da pele sofrer com a oleosa durante o verão, o ressecamento também pode ser um problema nessa estação. A condição que é causada pela maior incidência solar, perda de água pela transpiração e entre outros fatores pode ser tratada com cremes hidratantes a base de ureia e vitamina E, e os óleos, mas para aqueles que desejam praticidade no seu dia a dia uma alternativa é investir nas versões desses ativos voltados para o banho. Já para o rosto, aposte em séruns com ativos antioxidantes como a vitamina C, que vão ajudar a combater os radicais livres e contribuem com a diminuição das manchas, que são típicas da estação”, explica a médica.

Como aplicar protetor solar?

Viu que o dia é de puro sol e quer aproveitar intensamente? Divirta-se, mas sem esquecer do protetor solar. São apenas alguns minutos para passar no seu corpo, que lhe farão muito bem. A dermatologista define o protetor solar como “fator crucial”.

“O fator crucial e indispensável em nossos cuidados com a pele em todas estações, mas principalmente no verão é o protetor solar. É recomendado o uso do produto com fator de proteção solar (FPS) superior a 30. A utilização deve ser feita diariamente para criar uma camada protetora e diminuir a incidência dos danos solares, como cânceres de pele, envelhecimento precoce cutâneo, manchas e o ressecamento da pele. Dessa forma, é importante passar o protetor solar em toda a área da pele que fica exposta ao sol e reaplicá-lo a cada 2 horas, e para facilitar o retoque, é recomendado filtros solares em pó compacto para o rosto, que ainda ajudam a secar o excesso de óleo produzido pela pele no calor”, argumenta.

“Além disso, existe uma quantidade certa para cada parte do corpo. O recomendado é ter como referência uma colher de chá para o pescoço, cabeça e ombros; uma colher para cada braço; duas colheres para o torso; e duas colheres para cada perna. Já a forma de aplicação correta é colocar o produto ao longo dos dedos indicador e médio e aplicar uma camada uniforme na região desejada”, esclarece Mariana.

Alimentação

O responsável pelas próximas três dicas será o Dr. Pedro Andrade, médico que é um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional. É pós-graduado em nutrologia, endocrinologia e envelhecimento saudável, com cursos de extensão em nutri genética e medicina de precisão na Universidade da Carolina do Norte – Chapell Hill, nos Estados Unidos.

Não é clichê. Portanto, essa dica reforça que o que você se alimenta reflete quem é você. “Você é aquilo que você come. Dê preferência sempre a alimentos naturais e orgânicos, quanto maior a variedade melhor! Deixe de lado os ultras processados, descasque mais e desembrulhe menos. Portanto, conheça seu corpo e esteja atento aos sinais que ele dá”, afirma Pedro em conversa com Sport Life.

Reforço do esporte no dia a dia

Mantenha-se aberto para o aprendizado constante. É bom carregar os valores de berço? Sim! Mas, isso não dispensa o conceito que pode ajudar no seu desenvolvimento. “Além de melhorar nossa concentração e instigar a autorreflexão, aprender uma nova habilidade/modalidade é como um treino para o nosso cérebro. Se você está desafiando seu cérebro com algo que nunca fez antes, você pode reduzir o estresse, criar novas conexões cerebrais, liberar dopamina, ficar mais feliz, melhorar no desenvolvimento de tarefas e potencialmente se tornar mais inteligente também. Aprender algo novo pode ser uma das maneiras mais eficazes de reduzir o estresse e acalmar o corpo”, justifica Andrade.

“A atividade física exerce três papeis fundamentais no cérebro, sendo eles: 1 – aumentar a quantidade de dopamina e serotonina no cérebro, ou seja, melhora a motivação, trata depressão e auxilia a fazer melhores escolhas no decorrer do dia. 2 – Aumenta a expressão de um gene chamado BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), que melhora a neurogênese, ou seja, melhora a formação de novos neurônios e a comunicação entre eles, melhorando o funcionamento do seu cérebro como um todo. 3- Aumenta a expressão de Endotelinas, aumentando a quantidade de óxido nítrico, fazendo que o fluxo sanguíneo no corpo todo seja otimizado”, finaliza o Dr. Pedro.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress