22.5 C
São Gonçalo
terça-feira, agosto 9, 2022

Coletivo feminino celebra o Dia do Escritor em São Gonçalo

Leia Mais

Para celebrar o Dia do Escritor com o recorte de gênero, o coletivo de autoras gonçalenses Escritoras Vivas realiza um evento, nesta segunda-feira (25-07), que promete ser marcante para a literatura de autoria feminina na região. Com início às 17h, o evento acontece no Empório Vírgula e contará com uma série de celebrações, como o lançamento do primeiro livro da jornalista, escritora e integrante do coletivo, Renata Toledo, “Dor que não tem nome”.

Segundo o coletivo, haverá ainda o lançamento simultâneo de obras individuais e coletivas das autoras Escritoras Vivas, a assinatura da parceria entre o coletivo e o LabLetras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o lançamento do projeto de videocasts das Escritoras Vivas, com a divulgação da data de estreia do canal.

Em atuação desde 2020, o coletivo Escritoras Vivas, idealizado pela professora e escritora Yonara Costa, junto às escritoras Suzane Silveira e Cyntia Fonseca, hoje conta com mais de 30 autoras, mulheres de diferentes idades, profissões e ideais que se uniram em prol da cultura e do empoderamento feminino na cidade de São Gonçalo e limítrofes.

Desde que iniciou, o coletivo já realizou o lançamento do livro “Escritoras Vivas: coletivo de autoras gonçalenses”, nos formatos impresso e digital, e propiciou o lançamento de, pelo menos, cinco obras individuais de autoras integrantes.

Além das parcerias já citadas, as Escritoras Vivas têm o selo do Grupo Mulheres do Brasil (GMB); conta com o apoio da editora, também gonçalense, Apologia Brasil, e da plataforma de divulgação cultural Cultura à Milanesa; além das parcerias com o coletivo Ressuscita São Gonçalo e o Projeto Lilás.

O Dia do Escritor é comemorado desde 1960, quando o então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido, a escolheu para homenagear autores e autoras nacionais, na ocasião do 1° Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE).

O Empório Vírgula fica localizado na Rua Carlos Gianeli 235, Centro, São Gonçalo.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias