22.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, março 29, 2024

São Gonçalo mantém rotina de visita às casas para evitar a dengue

Leia Mais

Agentes de controle das arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo mantêm o trabalho de visita às casas nos bairros da cidade para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A cada dois meses, eles atuam para garantir a renovação do larvicida, que tem efeito residual de 60 dias, verificar se há novos focos do mosquito e orientar os moradores.

A participação e conscientização da população é muito importante para que os resultados sejam sempre positivos. Apesar do trabalho, os agentes ainda encontram muitos focos nas residências e comércios, principalmente em caixas d’água sem tampas.

Para a visita domiciliar, 307 agentes trabalham diariamente em suas rotas. Eles verificam os locais com água parada e limpa nas residências e locais propícios para o desenvolvimento do mosquito. Se encontram larvas, fazem a eliminação e/ou aplicam larvicidas, colocam telas nas caixas d’água e armadilhas para capturar os ovos.

A colocação do larvicida tem efeito por dois meses. Por isso, a repetição da visita acontece dentro desse período para evitar que o local volte a ter focos.

“No intervalo entre as visitas dos agentes, é muito importante que os moradores façam a manutenção do espaço, evitando deixar água parada em novos locais. Qualquer recipiente pode ser um criadouro para mosquito. Basta ter uma gota d’água”, explicou o coordenador de vetores do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Edson Vieira.

No ano passado, 1.615.766 residências foram visitadas. Este ano, no primeiro quadrimestre, 480.485 casas receberam os agentes.

“Os gonçalenses devem ficar atentos e olhar o que está em sua volta. De preferência, toda semana, fazer uma ronda no quintal e descartar e cuidar de tudo que acumula água. A fêmea do mosquito pode colocar até 300 ovos, que levam apenas uma semana para se transformarem em mosquito. O mais importante é não deixar o vetor nascer. É questão de cada um cuidar, questão de consciência”, explicou Adauto Galvão, diretor da Vigilância em Saúde Ambiental.

Segundo a Prefeitura, a dengue está sob controle em São Gonçalo. O último Levantamento Rápido dos Índices de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) da cidade, realizado em junho deste ano, indicou o índice de 0,7 de infestação, considerado como baixo risco de contaminação.

Cuidados – Vigiar e limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados.

Prevenção – Além das visitas, a Vigilância Ambiental também realiza o bloqueio de casos notificados da dengue através das motofogs, que soltam o inseticida no ar pelas ruas dos bairros.

Os agentes do grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) também ministram palestras em igrejas, associações, escolas, eventos, além das ações em praças. E as equipes dos pontos estratégicos vistoriam e fiscalizam ferros-velhos e estaleiros.

Há também equipe que mobiliza, monitora e realiza o recolhimento de pneus pelas ruas da cidade.

Pronto-atendimento – Outro serviço realizado pelo setor é o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para a Vigilância Ambiental e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor.

Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008, da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446 ou ainda pelo aplicativo Colab.

Casos – Entre janeiro e 19 de julho de 2022, foram notificados 84 casos de dengue na cidade. Ao todo, 27 casos foram confirmados. De chikungunya foram oito notificações e três casos confirmados. E de zika houve uma notificação, que não foi confirmada.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress