25 C
São Gonçalo
sábado, abril 27, 2024

Banco de amostras para a preservação de espécies tem apoio da Petrobras

Petrobras apoia criação e modernização do Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (Foto: Divulgação)

O Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (Baap), realizador do projeto Albatroz, que tem base em Cabo Frio, recebeu um apoio do programa Petrobras Socioambiental.

Criado em 2018, o Baap é resultado das ações propostas no âmbito do Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap) em seus dois ciclos (2006-2011, 2012-2017) e busca subsidiar as estratégias de conservação proposta em seu terceiro ciclo de gestão (2018-2023).

Os objetivos que compõem o Baap são catalogar, reunir e gerenciar amostras biológicas obtidas de espécimes oriundos de monitoramentos de praia, captura acidental, centros de reabilitação de fauna e outros. Assim, é possível realizar intercâmbio de amostras biológicas entre instituições e grupos de pesquisa e otimizar a utilização de carcaças de Procellariiformes. Além disso, torna acessível à consulta pública toda a informação sobre as amostras coletadas, tombadas e disponibilizadas pelos usuários do Banco.

Ao todo são 6.300 amostras de 38 espécies e 19 gêneros de albatrozes e petréis, coletadas em parceria com 11 instituições.

A presença da espécie é importante para o meio ambiente pois sua ausência pode aumentar a população de alguns seres vivos e reduzir (ou extinguir) a presença de outros.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress