24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 30, 2024

Abertas inscrições virtuais para 5ª edição do Congresso Nacional do Samba

A quinta edição do Congresso Nacional do Samba vai tratar da “genealogia” desse ritmo de matriz africana encontrado em várias regiões do país. (Foto: Divulgação)

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, cantava Dorival Caymmi (1914-2008) em ‘Samba da minha terra’, canção que ajudou um outro baiano e escritor chamado Edison Carneiro (1912-1972) a criar a ‘Carta do Samba’ com proposta para transformar a data nacional em um importante evento, que chega em sua 5ª edição do Congresso Nacional do Samba, com inscrições que podem ser realizadas até o dia 20 deste mês de forma virtual.

O congresso deste ano promete reunir, além de estudiosos, pessoas que tenham escrito artigos acadêmicos, cronistas e perfomaces em vídeo, muitos passistas, ritmistas e foliões que abrem alas e pedem passagem com a experiência de continuidade de congressos passados como o 1º Congresso Nacional do Samba, realizado pelo escritor e pesquisador de cultura popular Edison Carneiro, do segundo, realizado no Museu da República, em 2012, do terceiro, realizado no Edifício Palácio Gustavo Capanema, em 2014 e do quarto, realizado ano passado e pela primeira vez virtualmente em decorrência da pandemia.

As inscrições, com doações solidárias para cobrir os custos mínimos do congresso devem ser feitas exclusivamente no site www.even3.com.br/5cns2021/. O evento será transmitido pela rede social por meio do Youtube no https://youtube.com/channel/UCuvQ7kaICiq6cM-gHBgO3Zg e aberto ao público gratuitamente. Informamos, no entanto, que os certificados de participação serão oferecidos somente aos inscritos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress