25.7 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 30, 2024
A Prefeitura de Maricá disponibilizou um fale conosco para que o vandalismo contra as 'Vermelhinhas' seja denunciado e o serviço continue funcionando na cidade (Foto: Divulgação)

Disponível desde março deste ano em 20 estações espalhadas pela cidade para serem usadas por moradores de Maricá, as ‘Vermelhinhas’, bicicletas gratuitas para passeios, vêm sendo alvo de vandalismo e causando dor de cabeça para a prefeitura local.

Transporte cedido por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), as ‘Vermelhinhas’ se tornaram alvo constante de depredações, de abandono em locais inadequados e do mau uso do equipamento, como ‘empinar’ as bicicletas, a danos como quebrar a cestinha acoplada no guidão, banco, eixo, o próprio guidão, aro e outras partes do aparelho público.

Para combater o vandalismo, a Empresa Pública de Transportes tem um canal de comunicação para que a população possa denunciar o mau uso das vermelhinhas. Basta entrar em contato com a Ouvidoria da EPT pelos telefones 2638-1825 e 99861-8813. É possível também preencher o formulário (fale conosco) disponível no www.eptmarica.rj.gov.br.

Após identificar a violação, considerada crime ao patrimônio público, os agentes recolhem a bicicleta para reparos, causando gastos aos cofres públicos e desfalque nas estações. O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad afirma que no mês de agosto o número de bicicletas danificadas aumentou consideravelmente.

“Registramos uma maior quantidade de espelhos retrovisores quebrados, a retirada do forro do banco e da cesta das bicicletas. Precisamos conscientizar as pessoas de que esse é um meio de transporte excelente, sustentável, para que possam se locomover pelo município”, explica.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress