A vacina contra o Covid-19 criada pela empresa farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech teve bom resultados nos teste realizados em humanos. A vacina gerou os anticorpos capazes contra o vírus, mas também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas.
A vacina foi aplicada em 45 voluntários, onde 36 pessoas receberam 3 doses da vacina e 9 placebo. Os voluntários que receberam a vacina foram divididos em 3 grupos de 12 e em cada grupo era aplicado uma quantidade diferente da vacina, sendo elas 10 microgramas, 30 microgramas e 100 microgramas. A dose de 100 microgramas apresentou efeito colaterais, causando febre, por conta disso, o grupo não recebeu a segunda dose.
Os outros grupos também tiveram febre após a segunda dose e em alguns apresentaram distúrbio de sono. Porém, os pesquisadores alegaram que os efeitos colaterais não são sérios e não resultam em hospitalização.
Após os teste a vacina apresentou ser capaz de gerar anticorpos contra o novo coronavírus, em alguns casos ela neutralizou o vírus, mas ainda não foi comprovado que esse nível mais alto de anticorpos é realmente capaz de gerar imunidade.