A prefeitura informou por meio de assessoria que duas Unidades de Saúde da Família (USF) estão com dois endereços novos em Maricá.
A USF Central agora está na Rua Clímaco Pereira, 241 e a USF Barroco na Rua Getúlio Vargas (antiga rua 2), Lote 13, Quadra 4, Casa 2, em Itaipuaçu.
Segundo dados do prontuário eletrônico até o mês de abril, a USF Central contou com 9.348 pessoas cadastradas, enquanto a do Barroco com 9.427.
As mudanças vão ser positivas para ambas as unidades, que vão contar com um ambiente mais espaçoso, aumentando equipes e salas de atendimento.
As gerentes de cada unidade permanecem Rafaela Sousa da Silva Cardoso (USF Central) e Ana Paula Alves Gregório (USF Barroco).
“Antes, tínhamos uma unidade da Atenção Primária à Saúde funcionando em um espaço utilizado também para a atenção secundária, que são os especialistas. Com essa mudança, a USF Central ganha um espaço seu, fazendo também com que a população compreenda melhor qual o papel de cada um desses trabalhos dentro da Saúde e também possibilita que se tenha mais protagonismo nas suas ações com uma sala de curativos, de procedimentos, algo mais estabelecido e estruturado para a prestação de serviço”, comenta a subsecretária de Atenção Primária à Saúde de Maricá, Solange Oliveira.
Em relação ao Barroco, a subsecretária explica que a unidade anterior estava em uma casa menor, e agora ganha mais espaço, mais um consultório e mais uma equipe – antes tinham duas, agora tem três – logo, “acrescentamos mais profissionais da saúde para trabalharem com essa região que tem uma grande população, possibilitando uma assistência e uma cobertura ampliadas”, retifica Solange.