23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em idoso é demitida em Niterói

Momento que a enfermeira deixa a 76° DP após prestar depoimento (Foto:Vitor D'Avila)

A técnica de enfermagem Rosemary Gomes Pita foi desligada na manhã desta quinta-feira (18) do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói, após ser indiciada por peculado por conta do episódio da falsa vacinação em um idoso. A informação foi divulgada por meio de nota da Secretaria Municipal de Saúde.

A SMS também disse que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos e informações que a Polícia Civil solicitar sobre o caso.

“Assim que tomou conhecimento do fato, a SMS identificou a técnica de enfermagem, que foi imediatamente afastada de suas funções. O caso foi denunciado ao Conselho Regional de Enfermagem. A Secretaria reforçou a orientação dos protocolos de aplicação da vacina com os funcionários e supervisores dos pontos de vacinação. A família do idoso foi imediatamente contactada e acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, quando o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso”, diz o comunicado.

O Município também afirmou que todos os profissionais que participam da ação de imunização no drive-thru na UFF e nas seis policlínicas da cidade passam por um treinamento e supervisão constantemente, onde são dadas informações técnicas quanto à vacina e sua aplicação.

Já o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), informou que a profissional terá sua conduta analisada, com base na lei do exercício profissional e do Código de Ética da Enfermagem, para averiguar se houve ocorrência de negligência, imperícia ou imprudência, e irregular conduta ética.

A técnica de enfermagem será convocada, juntamente com a sua coordenação (a enfermeira responsável técnica), a serem ouvidas pela Comissão de Ética do Coren. O conselho ressalta que à profissional é assegurado o sigilo do processo e seu direito de ampla defesa e do contraditório. A penalidade pode variar de suspensão à cassação do registro profissional.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress