28.6 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 2, 2024
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo irá antecipar a campanha de vacinação, com o objetivo de proteger os grupos de risco e impedir o agravamento da Influenza. A campanha deste ano será mais cedo, entre os dias 23 de março e 22 de maio.

A prefeitura irá disponibilizar cerca de 71 salas de vacinação espalhadas em todo município. O dia D de vacinação também já foi escolhido e está marcado para o dia 9 de maio.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é transmitido facilmente, sendo um dos problemas de saúde pública no país. A doença pode ser causada pelo vírus influenza A, B e C e a principal forma de prevenção é a vacinação.

Estima-se que 90% do público alvo seja vacinado este ano, são eles: crianças de 6 meses e 5 anos, idosos, gestantes em qualquer período gestacional, mulheres de resguardo pós-parto (até o 45° dia ), profissionais da saúde, professores da rede pública e privada, pessoas de 55 a 59 anos, policiais, guardas municipais, bombeiros, profissionais das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O atendimento será dividido em dias diferentes para cada grupo para evitar aglomeração de pessoas por conta do novo coronavírus.

No primeiro dia da campanha, que será no dia 23 de março, será vacinado somente idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. O segundo grupo, que conta com professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas, será atendido a partir do dia 16 de abril. Já no dia 9 de maio, será a vez do terceiro grupo, que inclui crianças (06 meses a 5 anos), gestantes, puérperas, pessoas dos 55 aos 59 anos, população carcerária e funcionários do sistema prisional, começa a ser vacinado a partir de 9 de maio.

A respeito dos doentes crônicos o governo divulgou uma lista com as doenças que devem receber a dose da vacina. Serão aceitos portadores de doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, Imunossupressão, doença renal crônica, doença hepática crônica, obesos, doença neurológica crônica, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down e Síndrome de Edward), por exemplo. É importante reforçar a informação que será preciso apresentar um atestado médico informando que o paciente é portador de uma destas doenças.

A vacina da gripe é contraindicada para crianças menores de seis meses.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress