22.5 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

São Gonçalo: União para o desenvolvimento da Praia das Pedrinhas

Foto: Divulgação

Os comerciantes da Praia das Pedrinhas tiveram a tarde desta quarta-feira (25) para vislumbrar o futuro e o desenvolvimento da região no I Encontro de Empresários e Empreendedores da Praia das Pedrinhas, realizado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo e o Sebrae.

Durante a palestra do Sebrae, os comerciantes conheceram o Projeto Economia do Mar para os Pequenos Negócios Fluminenses, que vem sendo realizado em toda a região litorânea do Estado do Rio de Janeiro, usando pontos fortes como artesanato, culinária e a plasticidade da orla da Praia das Pedrinhas.

“O trabalho que o Sebrae vai desenvolver aqui é para capacitar os empreendedores da Praia das Pedrinhas, que já recebe bem seus visitantes, para melhorar ainda mais esse trabalho, onde todos estarão prontos a atender os turistas e também os moradores da nossa cidade com aquilo que temos de melhor aqui, com boa cozinha, recepção. O prefeito Capitão Nelson nos pediu para atuarmos neste sentido, para que possamos tornar realidade esse sonho”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.

O secretário também falou sobre o projeto da completa revitalização da Praia das Pedrinhas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo, viabilizado através de recursos federais, por meio de emenda parlamentar e também com recursos do Plano Estratégico Novos Rumos.

A palestra do Sebrae foi realizada por Renato Regazzi, assessor da Economia do Mar do Sebrae, que ressaltou a importância da união de moradores e comerciantes para fortalecer a orla da Praia das Pedrinhas, para que, a longo prazo, seja uma potência na economia e turismo na cidade.

O objetivo da palestra foi um primeiro contato com os comerciantes, para ouvir as reais necessidades de quem atua na orla, para futuramente serem realizadas capacitações com temas que sejam necessidades específicas da Praia das Pedrinhas, tal como educação ambiental e marketing, através do posicionamento na internet, criação de identidade própria da praia, entre outros.

A ideia é que a Praia das Pedrinhas se desenvolva, tornando-se um produto atrativo aos visitantes através do marketing e com mudanças na infraestrutura, através da união entre comerciantes.

A empreendedora Sônia Costa investe desde 1999 na região e aprovou a realização do encontro.

“Há mais de 20 anos que resolvi empreender aqui e o que tenho a dizer é que o projeto é maravilhoso, de uma integração fundamental para todos nós. Seria excelente também que universidades pudessem contribuir para enriquecer ainda mais esse trabalho que será realizado”, disse.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress