Policiais da 76ª DP (Niterói) prenderam nesta sexta-feira (09), na Baixada Fluminense, um homem foragido há três anos, acusado de integrar uma das maiores quadrilhas de agiotagem do Rio de Janeiro. Segundo os policiais civis, contra Fabrício Araújo Ferreira, o Queiroz, de 44 anos, havia um mandado de prisão por organização criminosa e extorsão, com base em investigações da 44ª DP (Inhaúma). Ele foi capturado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
Queiroz era um dos alvos da Operação Infestus, deflagrada em 2019 para desarticular uma das maiores quadrilhas de agiotagem do Rio, que já chegou a ter 70 escritórios espalhados por todo o estado.
Além da prática da agiotagem clássica, com empréstimos a juros abusivos, a organização criminosa também fazia vítimas cobrando dívidas antigas, contraídas com agiotas, mas que já tinham sido quitadas. Também cobravam dívidas fictícias de empréstimos que nunca existiram.
Uma das estratégias adotadas pelo grupo para aterrorizar as vítimas era utilizar sites de consulta, onde obtinham os dados pessoais delas, de seus parentes e vizinhos. Em seguida, telefonavam e pediam para passar recados ameaçadores aos supostos devedores.