23.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

Paulo Freire é declarado patrono da Educação de Niterói

Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área educacional e detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa (Foto: Divulgação)

Falecido em 1997, o educador e filósofo Paulo Freire foi declarado patrono da Educação de Niterói e a lei entrou em vigor nesta terça-feira (21), a partir de sanção do prefeito Axel Grael (PDT).

Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife (PE), e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 60 e aplicado entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

O centenário do educador e filósofo ocorreu este ano. Inclusive, foi comemorado com diversas atividades culturais em Niterói. Lei sancionada em abril de 2012, pela então ex-presidente Dilma Roussef, também declara Paulo Freire patrono da Educação brasileira.

Preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar, Freire espalhou sua pedagogia crítica pelo mundo. Autor da obra Pedagogia do Oprimido, ele é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa.

Principais prêmios e honrarias citados na lei sancionada:

35 títulos de Doutor Honoris Causa em diversas universidades pelo mundo;

King Baudouin International Development Prize de 1980, entregue pela Fundação King Baudouin, que tem como objetivo servir a sociedade. Paulo Freire foi a primeira pessoa a receber o prêmio. Ele foi nomeado pelo Dr. Mathew Zachariah, Professor de Educação na Universidade de Calgary;

Prêmio de Excelência para Educadores Cristãos, 1985;

Prêmio de Educação para a Paz da UNESCO, 1986;

Incluído no International Adult and Continuing Education Hall of Fame, 2008;

Uma escola pública independente de Holyoke, Massachusetts, nomeou-se Paulo Freire Social Justice Charter School, aprovado pelo Estado em 28 de fevereiro de 2012.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress