19.5 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Niterói lança campanha do Maio Amarelo para segurança viária

Ações conscientizam a população sobre segurança no trânsito com eventos ao longo do mês

Prefeitura de Niterói promove Maio Amarelo 2024
Prefeitura de Niterói promove Maio Amarelo 2024
Ações são pensadas para refletir sobre segurança viária e voltada aos diferentes públicos (Foto: Bruno Eduardo Alves)

A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, está lançando a campanha Maio Amarelo 2024, com o objetivo de promover a conscientização sobre segurança viária e a importância do respeito às leis de trânsito. A campanha, que acontece ao longo do mês de maio, contará com 25 ações voltadas para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e profissionais do volante. O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu no Brasil em 2014, reunindo representantes da sociedade civil e órgãos públicos em campanhas para prevenir acidentes e lesões no trânsito. Em Niterói, a abertura das atividades será na próxima terça-feira, dia 7, com o evento ‘Maio Amarelo Delivery’, às 9h, na sede da Ponte Rio-Niterói. O foco é conscientizar motociclistas e ciclistas delivery sobre segurança viária. Os participantes receberão kits com material informativo e poderão instalar gratuitamente antenas de proteção contra linhas de pipa para bicicletas e motos.

Uma novidade desta edição é a palestra “BMX: Diálogos sobre o esporte, Mobilidade Ativa, Segurança Viária, Conscientização e Educação para o Trânsito”, voltada para ciclistas e praticantes de esportes radicais. As palestras serão ministradas pelo ciclista Onofre de Souza Castilho Neto, e acontecerão no Campo de São Bento, nos dias 8 e 16 de maio. O esportista, com 40 anos de experiência no BMX, abordará a importância do uso de equipamentos de proteção individual e da consciência em segurança viária durante a prática esportiva.

A NitTrans também realizará iniciativas para aproximar a campanha das comunidades locais. Aos sábados, dias 11, 18 e 25, a equipe da Coordenadoria Geral de Educação Para o Trânsito, em parceria com operadores de trânsito, visitará regiões carentes para dialogar sobre segurança viária, distribuindo material educativo e montando uma minipista para as crianças.

Outras ações populares incluem o “Café na Travessia”, nos dias 9 e 23, com o objetivo de conscientizar a população sobre a utilização segura das travessias mais movimentadas da cidade. O “Happy Hour Maio Amarelo”, marcado para os dias 16 e 23, será realizado em áreas com grande concentração de bares e restaurantes, utilizando ferramentas como bafômetros e visores que simulam os efeitos do álcool na visão, destacando os riscos de dirigir alcoolizado.



continua depois da publicidade



Para os entregadores e profissionais de transporte, haverá eventos específicos. No dia 27, o “Curso de Pilotagem Segura para Motoboys Delivery” fornecerá treinamento em direção defensiva, manutenção preventiva e legislação de trânsito. A “Capacitação em Segurança Viária, Educação para o Trânsito e Primeiros Socorros para motoboys e ciclistas Delivery” será realizada no dia 29, com foco na importância da segurança no trânsito.

Simultaneamente, nos dias 27, 28 e 29, o Caminho Niemeyer receberá a Carreta do Comando de Saúde da Polícia Rodoviária Federal, uma unidade móvel que oferecerá atendimento médico e orientações sobre segurança viária para motoristas, motociclistas e ciclistas delivery.

Para os motoristas de ônibus, haverá uma capacitação sobre direção defensiva, manutenção preventiva e atualização da legislação de trânsito, com uso de um simulador de ponto cego. Este evento será no dia 28 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer.

Professores também serão capacitados. O “Capacitação em Segurança Viária, Legislação, Educação para o Trânsito e Sustentabilidade para docentes” tem início em maio, com aulas ministradas pela equipe da Coordenadoria Geral de Educação Para o Trânsito, destinadas a alcançar o maior número possível de professores da rede municipal.

Para conferir a programação completa do Maio Amarelo 2024, os interessados podem acessar o site da NitTrans ou consultar a agenda oficial do evento.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress