21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Maio Amarelo: Hospital Estadual Alberto Torres registra aumento de 20% nas vítimas de acidentes de trânsito

563 vítimas de acidentes no trânsito deram entrada no Hospital Estadual Alberto Torres

Maio Amarelo: Hospital Estadual Alberto Torres Registra Aumento de 20% nas Vítimas de Acidentes de Trânsito
Maio Amarelo: Hospital Estadual Alberto Torres Registra Aumento de 20% nas Vítimas de Acidentes de Trânsito
O número é 20% maior em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram atendidos 451 acidentados (Foto: Divulgação)

O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) registrou um aumento significativo no número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas durante o mês de maio. Conhecido como o mês de conscientização e prevenção aos acidentes e mortes no trânsito, o Maio Amarelo evidenciou a necessidade urgente de medidas de segurança no trânsito. Em maio, o Heat recebeu 563 vítimas, um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 451 atendimentos.

De acordo com os profissionais do hospital, fatores como o consumo de álcool antes de dirigir e o uso de celular ao volante estão entre as principais causas dos acidentes. As ocorrências variam entre colisões entre veículos, quedas de moto, capotamentos e atropelamentos, envolvendo vítimas de diversas partes do estado.

“Precisamos urgentemente reduzir esses números. São acidentes evitáveis que resultam em contusões, lesões e ferimentos graves que exigem cuidados especializados. Diariamente, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças chegam à emergência necessitando de exames de imagem, intervenções cirúrgicas e cuidados intensivos. Alguns conseguem se recuperar, outros sofrem sequelas graves, e infelizmente, alguns não sobrevivem,” alerta o Dr. Marcelo Pessoa, coordenador do Centro de Trauma do Heat.



continua depois da publicidade



O Dr. Marcelo ressalta que o respeito às regras básicas de trânsito, como evitar o uso do celular, não fazer ultrapassagens perigosas e nunca dirigir sob o efeito de álcool, é crucial para a redução dos acidentes. Ele aponta que os acidentes de trânsito são a quarta principal causa de morte no Brasil, sublinhando a gravidade da situação.

O Hospital Estadual Alberto Torres é especializado no atendimento a pacientes com múltiplos traumas e é uma referência no estado do Rio de Janeiro. A unidade conta com tecnologia de ponta e possui o único Centro de Trauma do país com infraestrutura completa voltada para atendimento de urgência e emergência em um único local.

A campanha do Maio Amarelo serve como um lembrete da importância de práticas seguras no trânsito e da necessidade de ações contínuas para salvar vidas e reduzir os acidentes evitáveis.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress