A Prefeitura de Niterói anunciou nesta quarta-feira (31), que irá comprar 800 mil doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, contra a Covid-19.
Segundo a prefeitura, o município passa a fazer parte do consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara em São Paulo e Maricá.
O contrato será assinado em breve e seguirá para Moscou, capital da Rússia, para a assinatura de representantes do Fundo Soberano Russo.
“Nossa expectativa é de que retorne o quanto antes com os prazos para entrega. Essa é mais uma frente que abrimos com o objetivo de comprar mais vacinas, lembrando que Niterói já faz parte do consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos com o mesmo fim. O foco é salvar vidas!”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A quantidade de imunizantes comprada pela Prefeitura de Niterói será suficiente para vacinar toda a população da cidade, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 515 mil no ano passado.
Já em Maricá, o prefeito Fabiano Horta, que pediu aquisição de 400 mil doses, informou que ainda não há previsão para receber os imunizantes porque a vacina do Instituto russo Gamaleya ainda não tem registro definitivo ou autorização temporária para uso no Brasil.