23.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 5, 2024

Municípios do lado de cá se unem a consórcio de prefeitos que negocia 30 milhões de doses de vacina

Vacina AstraZeneca/Oxford (Foto: Divulgação)

São Gonçalo, Maricá, Niterói, Tanguá, Rio Bonito e Saquarema, além de outras 69 prefeituras do estado do Rio, se juntaram ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Essas prefeituras seguem com mais uma alternativa governamental para conseguir novas doses de imunizantes.

O Conectar foi oficialmente instalado na segunda-feira (22) e trabalha para conseguir o máximo de fabricantes e vacinas contra a Covid-19. Entre os esforços do grupo está a negociação com o governo dos Estados Unidos, que tem estocada uma carga de 30 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca.

O imunizante não teve uso liberado ainda no país pelos órgãos sanitários. Atualmente, os EUA usam os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Moderna e, recentemente, da Johnson & Johnson.

O governo americano debate atualmente se essas doses podem ser doadas ou repassadas ao Brasil para ajudar no combate a pandemia. Fontes da Casa Branca confirmaram que seguem negociações para atender pedidos semelhantes do México e do Canadá.

Fora esse plano das vacinas do governo americano, o grupo trabalha com a possibilidade de conseguir 20 milhões de doses de outros fornecedores. Até o dia 22, a iniciativa da FNP contava com mais de 2.602 municípios que manifestaram interesse em aderir (dentro desse grupo, 1.731 enviaram projeto de lei autorizativa).

Os demais municípios, caso cumpram os requisitos acima, ou seja, manifestação de interesse e envio de lei autorizativa até sexta-feira (26), poderão votar na escolha da diretoria, que será na segunda-feira (29).

Vacinação em unidade de saúde em São Gonçalo (Foto: Lado de Cá)

Da região, a única prefeitura que fechou contrato foi a de Maricá, com uma compra de 500 mil doses da vacina russa Sputnik V.

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (Avante), enviou mensagem de projeto de lei autorizativa à Câmara de Vereadores para ingressar no Conectar, que visa à aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de medicamentos, insumos e equipamentos de saúde.

“Nós precisamos agir para garantir que a população seja imunizada o quanto antes. Estamos recebendo as doses do governo federal, mas a iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, amparada pelo Supremo Tribunal Federal, nos dá a segurança necessária para abrirmos mais uma possibilidade de acelerarmos a vacinação de nosso povo. São Gonçalo precisa seguir adiante, temos muito trabalho pela frente e a saúde de nossa gente é prioridade”, disse o prefeito do segundo município mais populoso do estado.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress