26.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Covid-19: Vacina russa chega a Maricá até 5 de abril

Vacina Sputnik V do Laboratório Gamaleya, da Rússia (Foto: Divulgação)

Maricá deve receber a primeira remessa da vacina russa Sputnik V até 5 de abril. Neste lote virão 30 mil doses do imunizante contra a Covid-19, segundo o município. No total a cidade comprou 500 mil doses, que serão entregues de forma gradativa.

O prefeito Fabiano Horta assinou o contrato de compra com o Fundo Soberano Russo na última sexta-feira (19), e o prazo para a chegada da Sputnik V é de duas semanas contando a partir de segunda-feira (22).

“Com imenso sentimento de esperança, anuncio que assinamos contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Foi mais um importante passo na luta para vencer a pandemia. Com fé, coragem e trabalho vamos ganhar essa batalha”, escreveu o prefeito em redes sociais.

Maricá pretende começar a aplicar as doses assim que recebê-las. A expectativa da prefeitura é vacinar a cidade toda em até seis meses.

Apesar da agilidade na compra, o registro da vacina Sputnik ainda não foi concluído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo a Anvisa, ainda faltam documentos para o início da avaliação.

Em nota, a Prefeitura de Maricá informou que acredita que até a chegada do primeiro lote de 30 mil doses a Sputnik V já esteja com o registro. O município ainda afirma que pode se basear também na decisão do STF que permite a compra de vacinas com reconhecimento de autoridades sanitárias internacionais.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress