25.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Mostra pedagógica apresenta metodologias aplicadas nas salas de aula pela rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou mostras pedagógicas voltadas para os profissionais da rede municipal de ensino de Itaboraí entre os dias 13 e 14 de setembro. Os encontros foram realizados no campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade, e na 1ª Igreja Batista de Venda das Pedras.

Com o tema “Encontro Pedagógico 2023 – Mostra de boas práticas nas escolas”, o evento teve como principal objetivo promover debate e reflexão entre os profissionais da rede municipal de ensino, dando visibilidade aos trabalhos realizados no cotidiano escolar.

Durante o evento, foram apresentadas metodologias de ensino aplicadas por professores, coordenadores e assessores pedagógicos dentro das unidades de ensino do município. Alunos da rede municipal de ensino também participaram do encontro, apresentando o resultado das metadologicas aplicadas por meio de exercícios e estudos realizados dentro das salas de aula.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, ressaltou a importância das mostras pedagógicas para o avanço da Educação no município.

“Essa troca de experiências entre os profissionais da rede municipal de ensino é de fundamental importância para o avanço do ensino-aprendizagem na cidade. Buscamos sempre melhorar o ensino dentro das nossas escolas e ver eficientes metodologias sendo aplicadas pelos nossos profissionais é muito gratificante”, disse o secretário.

Participaram da iniciativa profissionais da Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos destaques do evento foi a apresentação da metodologia “Gamificação nas aulas de Geografia” da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, no bairro Caluge. Nela, o professor Luiz Claúdio Silva desenvolve a aprendizagem dos alunos a respeito de diversos temas por meio de jogos interativos e dinâmicas com perguntas e respostas.

“Uma das principais dificuldades dentro das salas de aula é o uso do aparelho celular. Pensando nisso, conseguimos introduzir uma metodologia de ensino que busca gerar conhecimento por meio de jogos interativos que produzem de forma mais rápida a absorção de conhecimento e rapidez de raciocínio pelos alunos. Com essas práticas, aumentamos o engajamento nas aulas, criamos um alternativa para ensinar os conteúdos e desenvolvemos a capacidade de resolução rápida nos alunos”, concluiu o professor.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress