23.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 12, 2024
Centenas de peixes foram encontrados mortos em duas lagoas de Maricá. Análise da água vai mostrar os motivos do problema ambiental (Reprodução)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) investiga os motivos para centenas de peixes terem sido encontrados mortos nas lagoas de Jacaroá e Guaraparina, em Maricá, no último fim de semana. Análise da água das duas regiões, com amostras recolhidas pelos técnicos, serão feitas pelo órgão.

O Inea foi acionado pela Prefeitura de Maricá após os peixes serem encontrados no sábado (4) e domingo (5). Ainda durante o fim de semana, a prefeitura recolheu os animais mortos e limpou as orlas das lagoas.

Segundo informações preliminares do Inea, a mortandade de peixes pode ter ocorrido devido à redução do oxigênio dissolvido na água. As altas temperaturas registradas nos últimos dias, associadas à baixa profundidade de algumas regiões do sistema lagunar, podem ter favorecido a redução do oxigênio no corpo d’água.

Para a prefeitura, o aumento da carga orgânica despejada no sistema lagunar e a estiagem são fatores que também podem ter provocado a morte dos peixes.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress