23.5 C
São Gonçalo
domingo, abril 28, 2024

Marinha abre concurso com 960 vagas para Fuzileiro Naval

Para ingressar no corpo de fuzileiros navais é preciso preencher alguns requisitos considerados necessários e ter concluído o ensino médio/técnico (Foto: Divulgação)

A Marinha do Brasil publicou no Diário Oficial da União n°13 de 19 de Janeiro de 2022, o edital de convocação para o concurso público de admissão ao curso de formação de soldados Fuzileiros Navais. São oferecidas 960 vagas.

As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de fevereiro e 24 de março e poderão ser realizadas pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn, no menu Concursos para o CFN ou presencialmente, nos endereços listados no Anexo A do Edital.

Entre os principais requisitos para inscrição estão: ser brasileiro do sexo masculino, ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2023, nos termos da Lei n° 14.296, de 04 de janeiro de 2022, e ter o ensino médio/técnico completo.

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas dos seguintes locais para servir inicialmente: Unidades da Marinha no Rio de Janeiro – RJ, Unidades da Marinha em Brasília – DF, Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus – AM, 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém – PA, 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Ladário – MS, Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA e Batalhão de Defesa NBQR de Aramar – SP (a distribuição das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Administração Naval).

A primeira etapa do processo seletivo consiste em exame de escolaridade, constituído provas de português e matemática, em data a ser divulgada posteriormente no site. Os aprovados na etapa inicial passarão ainda por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso. Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas, de acordo com a Lei n°12.990/2014, passarão por Procedimento de Heteroidentificação (PH), conforme previsto na Portaria Normativa nº 4.512/GM-MD, de 04 de novembro de 2021.

O curso de formação terá a duração de, aproximadamente, 17 semanas e será realizado em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro e em Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até o dia da formatura. Durante o período, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, e o aprendiz Fuzileiro Naval receberá remuneração pertinente a graduação dele, conforme previsto em Legislação.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress