24.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Maricá: Secretaria de Cultura recebe capoeiristas da cidade

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura promoveu nesta quinta-feira (20/07) uma reunião com representantes de 16 grupos de capoeiristas da cidade, para conversar sobre a importância dessa manifestação cultural em Maricá e os caminhos que podem ser trilhados para valorizá-la ainda mais. O encontro aconteceu no gabinete de Cultura na parte da manhã.
A capoeira é uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares, que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.

“A capoeira é tão rica, traz elementos que mesclam de maneira genial a luta com a dança, a música com movimentos ginásticos e em nosso município há muitas associações. A intenção da secretaria é se aproximar dos mestres e contramestres a fim de juntos pensarmos políticas públicas para a capoeira enquanto ativo cultural da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

Participaram do encontro os grupos: Associação Capitão Filhos da Lua, grupo Mar de Itapuã e Capoeira Negra, Capoeira Negrim, Ie Capoeira, Associação Grupo capoeira Kikongo, Afro Brasil, Terra Firme, Centro Cultural Arca Capoeira,Capoeira Brasil, Redentor Capoeira, Associação Cultural Grupo Elo Capoeira, Fé Capoeira, Senzala, Escola Encandeia e o grupo Capoeira Unegro.
Valdir Calado, o mestre Dico, de 67 anos, o mais antigo de Maricá, se mostrou bastante satisfeito com a reunião.
“Foi muito proveitosa, o Leandro nos ouviu e acolheu nossas demandas, se comprometendo a fortalecer os capoeiristas e alinhavar nossas ideias com a gente”, comentou Dico, que é mestre de capoeira há 50 anos, 36 deles em Maricá.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress