19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Julho Amarelo leva informação e conscientização para a população

Foto: Divulgação

Para celebrar o Julho Amarelo e conscientizar servidores e pacientes, a Clínica Gonçalense do Mutondo preparou um evento com palestra e muita informação sobre os tipos de hepatites e câncer de osso. Participaram da ação as enfermeiras responsáveis da unidade, as enfermeiras que atuam no serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

“Aqui na clínica todo mês nós organizamos palestras educativas para os pacientes. Aqui mesmo na unidade, nós já fazemos o teste rápido e iniciamos o ciclo vacinal, caso a pessoa não tenha ou esteja faltando alguma vacina”, disse  Luene Christian, gerente da unidade de saúde.

O teste rápido para detectar a doença está disponível em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo, de segunda a sexta, das 8h às 16h, gratuitamente. O resultado sai em 20 minutos. As hepatites A e B têm prevenção através da vacina. A primeira, ainda quando criança. A segunda, em três doses, para os adultos. A hepatite c não tem vacina, mas existem formas de preveni-la, além do tratamento.

A principal fonte de contaminação das hepatites virais A, B e C é através do sexo desprotegido. Por isso, é muito importante o uso do preservativo e não compartilhar objetos perfurocortantes. As hepatites virais B e C afetam diretamente o fígado, que fica inflamado. Se não tratadas, elas podem evoluir para cirrose, câncer e necessidade de transplante do órgão com possibilidade de chegar ao óbito. Por isso, a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

Alguns pacientes não sabiam sobre a palestra, mas acharam importante as informações. Foi o caso da Jullyene Castro, de 26 anos, que está no 7º mês de gestação.

“É importante a gente saber sobre as vacinas, pra mim e para o bebê. Eu nunca tinha me atentado para algumas prevenções da hepatite. Inclusive eu vou tomar a ultima dose da minha vacina”, disse.

Quem esteve na clínica no momento da palestra ainda pôde aprender com a nutricionista da unidade sobre os alimentos que ajudam a prevenir o câncer ósseo.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress