30.5 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 2, 2024

Maricá: Regras menos restritivas a partir desta sexta para ajudar o comércio

Medidas podem ajudar o comércio de Maricá (Marcos Fabrício / Divulgação)

A Prefeitura de Maricá está adotando regras menos restritivas a partir desta sexta-feira (09), mas alerta que continua com completa atenção para os índices de contágio e de mortes no município. O decreto, publicado na última segunda-feira (04), tem vigência até o dia 18 e restabelece o funcionamento de atividades comerciais e serviços em horários específicos. Um novo sistema, diferente das bandeiras utilizadas até agora, vai avaliar possíveis novas medidas após esse prazo.

O comércio em geral pode abrir entre 9h e 17h, mesmo horário permitido a ambulantes nas ruas. Continuam valendo a limitação de um cliente por atendente e de uma pessoa para cada quatro metros quadrados de área do local de vendas, a obrigatoriedade de se observar distância de 1,5 m entre as pessoas, a obrigatoriedade de organizar as filas externas com a permanência de uma pessoa a cada 1,5 metro e a obrigatoriedade de assegurar que todos os clientes, antes de entrarem nos estabelecimentos, higienizem as mãos com álcool em gel 70% e utilizem máscaras.

A experimentação de roupas, calçados, acessórios e afins segue proibida e é exigida a limpeza periódica dos produtos com álcool líquido 70%. Os salões de beleza estão autorizados a funcionar das 10h às 19h, e templos religiosos podem abrir das 7h às 22h.

Academias funcionam com regras específicas e foram as que mais tiveram restrições especiais. Esses estabelecimentos podem abrir entre 6h e 11h e entre 16h e 22h e devem criar horários para idosos, sendo proibido o atendimento dessa faixa etária em outros horários. Mas é exigida a delimitação de distância mínima de 1,5 metro entre usuários nas áreas de peso livre e salas de atividades coletivas e a aferição de temperatura de usuários e funcionários na entrada com impedimento e orientação a quem manifestar febre.

É obrigatório, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro, bem como fazer a higienização periódica de equipamentos compartilhados, como aparelhos, anilhas, colchonetes, halteres, maçanetas, sanitários, bebedouros, etc.. Cada aluno deve usar no máximo uma hora por dia para treino, o rodízio entre aparelhos é proibido e o ar nesses locais precisa, ainda, ser renovado pelo menos 6 vezes por hora. É proibido o uso de bebedouro de jato, exceto quando adaptados para uso exclusivamente de torneira, com utilização de garrafa individual ou copo descartável.

As academias devem também oferecer álcool 70% em cada aparelho instalado bem como papel toalha, continuam proibidas as aulas coletivas e o funcionamento deve ser com 30% da capacidade. É preciso instalar tapete higiênico nas entradas, lixeiras com pedal e o banho é permitido só com cabines individuais e toalhas particulares. Aulas são permitidas apenas com agendamento, sendo de responsabilidade do estabelecimento o controle de acordo com a capacidade por hora.

As escolas da rede privada de ensino podem retomar as aulas presenciais a partir de segunda-feira (12), com 50% da capacidade dependendo do tamanho da sala de aula e respeitando a distância de 1,5 metro entre cada aluno. No entanto, está mantida a suspensão do retorno às aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Maricá, e os serviços públicos da Prefeitura também continuam suspensos.

Clínicas e consultórios médicos poderão funcionar no horário comercial, com agendamento e sem sala de espera. Os quiosques também poderão funcionar das 8h às 19h.

Na orla, só estacionamento liberado (Divulgação)

As praias seguem proibidas para lazer. O estacionamento na orla estará liberado, mas as praias continuarão proibidas para o lazer. A permanência nestes locais só é permitida para atividades físicas individuais. Entre as restrições mantidas, está a proibição de circulação nas ruas entre 23h e 5h. Festas e reuniões sociais com mais de 20 pessoas permanecem proibidas.

Para o prefeito Fabiano Horta, a hora é de mais responsabilidade por parte da população. É importante ter a compreensão do comércio, dos donos de bares e restaurantes porque o quadro é delicado, ter a ajuda de todos nessa conjunção, que obriga a cada um a fazer a sua parte, poder público, empresários, indivíduos em torno de uma conduta de cuidados”, disse.

Mais informações no site da Prefeitura de Maricá.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress