23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Maricá prepara curso para qualificar profissionais de turismo da cidade

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Turismo deu mais um passo na quarta-feira (13) nas negociações para ofertar em Maricá o curso Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais. Representantes do órgão fizeram uma visita técnica ao Espraiado, bairro na região rural da cidade, com professores do Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH).

O secretário de Turismo José Alexandre de Almeida apresentou o novo roteiro turístico da cidade, recém-lançado na FesTuris de Gramado (RS), além de destinos e curiosidades turísticas de Espraiado, como a Fazenda Ibiaci, o sítio Alto Espraiado e o EcoMuseu Bertha Lutz, que fica na sede da Unidade de Conservação.

“Nossa ideia é qualificar ainda mais os profissionais da cidade para atuarem no setor. Em parceria com empresas locais, vamos desenvolver atividades de qualificação profissional com um cronograma de treinamento sistemático para esse curso de guias especializados em natureza. E o Espraiado exala essa natureza que as pessoas vão procurar muito no período pós-pandemia. Assim vamos organizando Maricá como destino turístico”, afirma José Alexandre.

Lincoln Pontual, coordenador executivo do Cieth, acompanhado do professor Alfredo Augusto, especialista em técnicas de guiamento em atrativos naturais, aprovou os locais visitados e classificou o bairro do Espraiado como um complexo de visitas técnicas que serão um anexo do Consulado Cieth Maricá.

“Maricá será umas das cidades do calendário 2021 do Projeto Tectur. O programa é uma forma de treinamento onde os alunos e demais profissionais como Agentes de Viagens e Guias de Turismo credenciados  têm a oportunidade de conhecer os destinos, as suas ofertas técnicas e turísticas, para que tenham mais conhecimento e segurança na hora de indicá-los aos seus clientes”, disse Pontual.

Além das aulas práticas do curso Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais, outros projetos também serão implantados na cidade, como seminários de capacitação em turismo como uma contribuição para a inclusão social de jovens e para a melhoria dos serviços turísticos, como também já acontece no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress