22.9 C
São Gonçalo
segunda-feira, junho 17, 2024

Maricá entrega casas de programa de regularização e reforma de imóveis

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou nesta quinta-feira (13-10) 14 casas na Rua Peri, em Itaocaia Valley, beneficiadas pelo programa Habitar – Moradia com Dignidade.

Segundo o governo municipal, o programa consiste na regularização dos imóveis e em melhorias com reformas realizadas gratuitamente para famílias de baixa renda. Nessa primeira fase serão contempladas 300 casas, sendo que 20 delas já foram concluídas e entregues aos moradores, todas localizadas no distrito de Itaipuaçu.

O prefeito Fabiano Horta ressaltou que o intuito da reforma é oferecer dignidade aos moradores com melhorias do ambiente interno das casas, tornando-o agradável e funcional.

“Essa obra se alongou um pouco, mas ao final a comunidade ficou feliz em ter as casas reformadas. É uma tarefa da cidade construir um ambiente doméstico de qualidade e ajudar as pessoas a terem uma vida mais digna. A habitação é uma coisa de longo prazo, que tem o tempo dela porque depende de alguns fatores, mas com este programa garantimos, além da moradia, saúde pública e acessibilidade”, disse ele.

O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, explicou que o programa proporciona moradia digna à população com diversas melhorias. São observados itens como salubridade, segurança e conforto térmico – o que pode acarretar em ações como instalações elétricas, correções na altura e nas janelas dos imóveis, construção de muros e itens de acessibilidade, se necessário, e até construção de banheiros onde não houver.

“As reformas são diversas, desde a colocação de pisos a telhados, forro, reforma de banheiro, entre outras, de acordo com a necessidade do morador. O Programa Habitar entrega um direito básico do cidadão, que é o direito à moradia digna que, ao mesmo tempo, beneficia a saúde, a mobilidade e a segurança dos moradores, sem falar no direito que eles têm de ter seu lugar de paz junto à família”, declarou o secretário.

Um dos contemplados foi o aposentado Nailton Alves Pereira, de 66 anos, que recebeu as chaves de sua casa reformada e regularizada.

“Estou extremamente feliz em ter a minha casinha reformada. A casa está mais ajeitada, tem piso em tudo, janelas novas e toda pintada. Achei tudo perfeito”, comentou o morador.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress