19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Escola de São Gonçalo recebe o “Planetário Itinerante”

Iniciativa encantou os alunos com oficinas de foguetes

Escola de São Gonçalo Recebe o Planetário Itinerante e Encanta Alunos com Oficinas de Foguetes
Escola de São Gonçalo Recebe o Planetário Itinerante e Encanta Alunos com Oficinas de Foguetes
Alunos participam de oficinas de confecção e lançamento de foguetes (Foto: Luiz Carvalho)

Nesta terça-feira (11), os alunos da Escola Municipal Padre Cipriano Douma, localizada no bairro Trindade, em São Gonçalo, tiveram uma experiência educativa inesquecível. A escola recebeu o “Oba! Planetário Itinerante”, uma iniciativa que inclui uma cúpula inflável para apresentações sobre astronomia e oficinas práticas de confecção e lançamento de foguetes.

A atividade foi planejada para complementar o conteúdo sobre o sistema solar que vinha sendo abordado nas aulas dos 4º e 5º anos. “Nós ensinamos sobre sistema solar no quinto ano e fizemos algumas aulas falando sobre sol, lua, planetas, aquecimento global, entre outros assuntos. Achamos que seria uma boa ideia trazer o planetário, para fazer um dia dedicado à astrologia. Dessa forma, tenho certeza que os alunos vão absorver muito mais o conteúdo”, explicou a professora Marta Corrêa.



continua depois da publicidade



O projeto “Oba! Planetário Itinerante”, iniciado em 2013, é uma iniciativa universitária de divulgação científica em Astronomia, vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Desde seu início, o projeto já visitou todos os estados brasileiros, proporcionando uma experiência imersiva em ciência para milhares de estudantes.

A reação dos alunos foi de puro encantamento. “Foi muito lindo, gostei de tudo. Foi muito legal, o melhor dia da minha vida. Adorei ver as estrelas, o lugar é muito escuro, mas dá para ver tudo, foi muito maneiro”, afirmou Ramon da Silva, aluno do 3º ano.

A visita do planetário itinerante transformou um dia comum de aula em uma jornada pelo universo, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pela astronomia e ciências espaciais.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress