“Um sonho realizado aos 69 anos de idade”. Essas foram as palavras do aposentado Edimar Fleming de Almeida, ao ser o primeiro contemplado no sorteio de mais 600 apartamentos do Residencial Viver Melhor Itaboraí, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Esperança, nesta última quarta-feira (15/02). O 5º sorteio foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Sociais.
Segundo Edimar, que é morador da Reta, ele nunca teve um imóvel próprio e atualmente mora com o filho, no mesmo bairro. Ele foi contemplado com o apartamento 101, do bloco 1, e conheceu as dependências do imóvel.
As famílias aptas para o sorteio foram recebidas por servidores das secretarias municipais de Habitação e Serviços Sociais, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Social, Procuradoria, Cultura e Trabalho e Renda, que realizaram a coleta dos dados dos candidatos, onde tiveram seus nomes inseridos numa urna lacrada.
“Hoje são 600 unidades. A previsão de conclusão dos próximos apartamentos é até junho. O importante não é só a entrega da casa própria, que é o sonho de toda família. Mas a comunidade irá receber uma escola modelo, que é o maior projeto do FNDE. A obra da Unidade Básica de Saúde também já começou. O governo está trabalhando para que, além das moradias com dignidade e qualidade, a gente tenha qualidade de vida para as pessoas, atendimento médico próximo e uma escola de qualidade. A gente quer transformar o conjunto num modelo não só para Itaboraí, mas para todo o Estado”, afirmou o secretário.
Após o sorteio, cada beneficiário se dirigia até a mesa de cadastro para agendar a vistoria do apartamento, acompanhados do representante da construtora, e que acontecerá a partir do dia 6 de março. A assinatura do contrato e entrega das chaves só é feita após concluído este processo. A secretária municipal de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues, agradeceu a cada candidato que fez o cadastro e toda sua equipe, que se dedicou para buscar o melhor para cada família.
As unidades habitacionais são construídas por meio de parceria entre os governos federal e municipal. Os imóveis de faixa 1 atendem famílias com renda de até R$1,8 mil e que já realizaram cadastro na Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Sociais. Presente no sorteio, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a importância dos imóveis adquiridos pelos moradores de Itaboraí.
O empreendimento Residencial Viver Melhor Itaboraí conta com 3 mil apartamentos divididos em prédios de cinco pavimentos. Possui área de lazer com churrasqueira, salão de reuniões, quadra poliesportiva, área com brinquedo e estacionamento. O condomínio também conta com unidades adaptadas para pessoas com deficiência. Cada imóvel tem sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço.
Secretaria Municipal de Comunicação