24.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, maio 1, 2024

Julgamento de acusado de matar jovem em shopping de Niterói é adiado

O acusado se aproximou de Vitorya enquanto almoçava na praça de alimentação do shopping de Niterói e começou a esfaqueá-la (Foto: Clever Félix/LDG News)

Na noite desta segunda-feira (29), foi proferida pela juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, o adiamento do julgamento de Matheus dos Santos, acusado de matar a facadas, a jovem Vitorya Melissa Mota, de 22 anos, no Plaza Shopping, em junho deste ano. O motivo seria a instauração do exame mais detalhado de insanidade mental ao denunciado.

Para a magistrada, não há indícios de transtorno mental, mas, sim, traços característicos e eventual Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE), quando a capacidade de se relacionar com os outros é significativamente limitada.

“Identificamos traços caracterológicos que podem sugerir, pelo seu retraimento, tendência ao isolamento e dificuldade de relacionamento social, eventual característica desse transtorno, o que justifica que venha a ser submetido futuramente a sessões de psicoterapia, ainda durante o encarceramento, eventualmente na própria unidade prisional. Não nos parece indicado o emprego de qualquer medicação psicotrópica neste momento. Apesar da recente e anterior avaliação psiquiátrica, na qual consta ausência de distúrbios psíquicos em curso no momento da avaliação”, revelou.

O júri popular, que estava previsto para dezembro, só ocorrerá após a realização do exame médico-legal. Segundo a defesa do acusado, representada pelos advogados Carina Goiatá, Cláudia Plaster, Claudio Dalledone e Renan Canto, o prazo para a avaliação é de aproximadamente 45 dias.

“Ela [a juíza] instaurou o incidente de insanidade e agora ele [o acusado] vai ser minuciosamente avaliado por uma equipe e o prazo é de 45 dias. Então, o processo fica suspenso até o laudo pericial, para ver se ele tem condições de ir a julgamento. O incidente avalia se na época do crime ele tinha condições de saber o que estava fazendo ou não”, explica a defesa do acusado pelo crime.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress