28.6 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 2, 2024

Itaboraí sedia 4ª Ultramaratona MTB em celebração a Semana de Ciclismo no Município

Nem mesmo a chuva deste sábado (26/08) atrapalhou a animação de quem participou da 4ª Ultramaratona MTB, que teve largada às 7h na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro. O evento aconteceu por meio do Grupo de Ciclistas de Itaboraí, com apoio da Prefeitura. Vale destacar que o desafio faz alusão a Semana de Ciclismo do município, que acontece de 19 a 25 de agosto.

Aproximadamente 150 pessoas se inscreveram para o desafio, que propõe completar 500 km em 24 horas. Durante o percurso, os participantes passaram pelos bairros de Muriqui, Pacheco, Montividiu, Cabuçu, Badureco, Perobas e Picos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, falou sobre a importância desse evento na cidade e destacou que Itaboraí é apoiador desse esporte, visando uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

“O município tem um potencial para bike enorme, com diversos percursos onde esses eventos podem acontecer. Esse evento está sendo sediado em Itaboraí, que tem uma legislação que incentiva e fomenta o ciclismo dentro do município. Celebramos a Semana do Ciclista de 19 a 25 de agosto e a gente em parceria com o grupo de ciclismo aqui da cidade, trabalhou para que essa 4ª Ultramaratona MTB acontecesse”, disse o secretário.

Vale destacar que dentro desse percurso de 500 km, foi planejado um circuito de 50km, onde os participantes puderam dar 10 voltas para completar a quilometragem. Um dos organizadores do evento, Eliezer Soares, destacou que o desafio não é uma competição coletiva.

“É a primeira vez que esse desafio acontece aqui em Itaboraí, é a 4ª edição do evento e é uma modalidade que atrai alguns ciclistas por conta da dimensão de pedalar 24 horas. Então é desafio a parte, que exige do ciclista uma condição de preparo e um objetivo de superar limites, o propósito é justamente esse. A gente começou com 200 km, a partir dos anos seguintes fomos aumentando a quilometragem dentro do mesmo tempo de 24 horas e com o propósito de romper os desafios e promover superação pessoal. Lembrando que o desafio não é uma competição, é cada um contra si próprio para melhorar seu rendimento”, explicou Eliezer.

O evento atraiu participantes de várias partes do Rio de Janeiro, uma dessas pessoas foi o Ronaldo Carvalho, morador de Campo Grande, que participou do evento pela primeira vez, compartilhou sua motivação para aceitar o desafio e mostrou satisfação com a organização vista no local de largada.

“Espero que todos consigam completar seus objetivos. Nota 10 para a organização e para a prefeitura que está dando apoio a esse evento, isso não é muito comum e acredito que vai dar tudo certo. O meu objetivo sempre foi romper limites e eu estou aqui para isso, para bater um pouco a mais do que já bati até hoje e aqui estou vendo que tenho segurança para isso”, finalizou o participante de 56 anos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress