23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Exclusivo: “Nada o escraviza”, diz filha sobre os 70 anos de Altay Veloso

Foto: Geremia

Nesta sexta-feira (26), o músico gonçalense Altay Veloso completa 70 anos de idade. Um dos maiores compositores do país e morador do bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, o artista é autor de mais de 500 composições para diversos nomes da música popular brasileira (MPB).

“Cheguei a lançar cinco discos, mas preferi continuar compondo para tanta gente boa”, diz.

Dentre artistas que gravaram suas composições estão Elymar Santos, Wando, Emílio Santiago, Roberto Carlos, Alcione, Nana Caymmi, Zizi Possi, entre outros.

O Lado de Cá falou com exclusividade com Bárbara Velloso, única mulher dos quatro filhos do artista de São Gonçalo.

“Meu pai fez a música que considero a mais linda que já ouvi que se chama Rubi e Lilás, escreveu o livro que eu mais li na vida, sobre um homem yorubá que conheceu Jesus Cristo, e fez questão que eu tivesse tudo o que ele teve na vida e que foi ensinado a eles pelas mulheres da minha família: respeito, reverência e compromisso com a ancestralidade. Mas o que mais admiro no meu pai é que ele é um homem livre. Nada o escraviza, nem o sistema e nem regra nenhuma. Esse é o maior exemplo pra mim. Quero aprender a ser livre como meu pai. E um feliz aniversário”, diz a roteirista.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress