28.3 C
São Gonçalo
segunda-feira, maio 13, 2024

Enfermeiros e fisioterapeutas da rede municipal recebem capacitação de primeiros socorros

Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaboraí

Enfermeiros e fisioterapeutas estatutários do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, participaram do curso ‘Sala de Emergência’, ministrado pelo Núcleo de Educação em Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, nesta quinta-feira (02/03). O curso, com duração de oito horas, tem objetivo de promover atualização dos servidores da Saúde, em temas como, parada cardiorrespiratória (PCR), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e crise convulsiva.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Emergência, a enfermeira emergencista Fabiani Barcelos, destacou a importância da atualização dos servidores da Saúde e também de outras áreas.

“A capacitação em primeiros socorros vale para leigos e não leigos, cabe a todos nós, porque uma emergência não deixa de ser primeiros socorros. A maioria dos que presentes são coordenadores em seus setores, o intuito é que eles possam ser multiplicadores desse conhecimento dentro do hospital. A Saúde como qualquer outra área deve se atualizar constantemente”, disse Fabiani, ressaltando que todos receberam certificado do curso, que tem validade de dois anos.

Enfermeiros e fisioterapeutas da rede municipal recebem capacitação de primeiros socorrosNo curso, foram abordados a parte teórica e prática de primeiros socorros na Sala de Emergência. Na teoria, assuntos como, anatomia, valores e ética, sempre se baseando nos estatutos. Já na parte prática, tipos de choques, evolução da PCR, técnicas de abordar vias aéreas, reconhecimento de prioridades, técnicas de desfibrilação e outros.

De acordo com o supervisor e instrutor emergencista, Claudenir Quirino, o trauma é uma doença de evolução crítica e tempo dependente, com isso a necessidade de capacitar ainda mais os profissionais de Saúde.

“No curso orientamos o profissional de forma técnica e correta, como o acolhimento do paciente de trauma na sala de emergência, a utilização de todas as técnicas de vias aéreas, ventilação e contenção de hemorragias. E ainda as técnicas e habilidades na utilização dos dispositivos, como nasofaringe, máscara laríngea e outros”, comentou Claudemir, que também é instrutor do Internacional Trauma Life Support (ITLS).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress