19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Hospital Estadual Roberto Chabo é recordista em captação de órgãos na Região dos Lagos

Unidade em Araruama contribui para salvar vidas e beneficia pessoas na fila do transplante

Hospital estadual é recordista em captação de órgãos na Região dos Lagos
Hospital estadual é recordista em captação de órgãos na Região dos Lagos
Com apoio do RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital Roberto Chabo vem conseguindo com que as famílias digam sim à doação (Foto: Divulgação)

O Hospital Estadual Roberto Chabo, localizado em Araruama, é agora o recordista em captação de órgãos na Região dos Lagos. A unidade, que recentemente inaugurou um Centro de Trauma com estrutura para atender pacientes de média e alta complexidade, tem desempenhado um papel crucial para beneficiar pessoas que aguardam transplantes de órgãos. Com o apoio do RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde, o hospital tem conquistado a confiança das famílias para dizer “sim” à doação de órgãos.

De acordo com Michele Guedes, uma das responsáveis pelo programa de captação no hospital, os esforços têm gerado resultados significativos. “Estamos avançando e muito. Cada vez mais. Os órgãos captados na unidade continuam beneficiando as pessoas que estão na fila do transplante. Durante os últimos dois anos já beneficiamos cerca de 100 pessoas”, afirmou ela, comemorando seis captações, incluindo um coração.



continua depois da publicidade



O Hospital Roberto Chabo, que é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos, fez 15 notificações este ano e cerca de 14 captações de órgãos e tecidos. O sucesso do hospital na captação o coloca no topo do ranking regional, seguido por cidades como Campos, Itaperuna, Macaé, Saquarema, Maricá e Cabo Frio.

A recente inauguração do Centro de Trauma do hospital é um passo importante para a região. Com quatro leitos de estabilização, a nova estrutura oferece infraestrutura para atender pacientes com traumas de média e alta complexidade. Além disso, o hospital agora conta com 16 leitos de CTI no total (eram nove), equipados com camas hospitalares eletrônicas e equipamentos de suporte à vida de última geração.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, essa nova estrutura está evitando que pacientes precisem ser transferidos para hospitais da Região Metropolitana ou da Capital. O Hospital Roberto Chabo, administrado pelo Ideas com apoio do Governo do Estado, é uma referência na Região dos Lagos, contribuindo para melhorar o atendimento médico e salvar vidas por meio da doação de órgãos.

O hospital planeja continuar aprimorando suas operações e conscientizando a população sobre a importância da doação de órgãos. A equipe do RJ Transplantes e do Hospital Roberto Chabo espera que esses esforços continuem beneficiando muitas vidas no futuro.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress