30.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Dona Henriqueta, da Ponta da Areia, vira estrela de cinema

Figura querida em Niterói, Dona Henriqueta, do Restaurante Gruta de Santo Antônio, na Ponta da Areia, tem a trajetória levada às telas de cinema (Divulgação)

O documentário “Henriqueta’’ estreia em novembro na competição nacional da 31º edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro (Curta Cinema). As sessões presenciais acontecem entre os dias 3 e 10 de novembro, no Estação Net Botafogo. Já as virtuais, ocorrerão no mesmo dia, na plataforma Festhome TV.

Filmado em Niterói, “Henriqueta” conta a história de Henriqueta Henriques, mais conhecida como Dona Henriqueta, uma personagem muita querida da Cidade-Sorriso. O restaurante dela, Gruta de Santo Antônio, existe desde os anos 1970 na Ponta da Areia. O curta-metragem, de 30 minutos, no entanto, revela outra faceta de Henriqueta: a sua vida privada repleta de gestos de poesia e de paixão. É sobre uma história de amor na terceira idade e além-mar, inspirada nas páginas do diário de Dona Henriqueta.

A diretora do filme, Anna Azevedo é jornalista, cineasta e artista visual. Cresceu em Niterói. Experiente cineasta, com vinte anos de carreira dedicados ao audiovisual. Em dezembro, Anna lança o longa “Saudade do Futuro”, também premiado no Edital de Audiovisual de Niterói, rodado no Brasil, em Cabo Verde e em Portugal.

Como conheço bem a cidade e os arredores, sempre que posso uso Niterói e também Maricá como meus sets. Aqui, tenho paisagens frescas, que o público não está acostumado a ver nas telas. Essas imagens viajam o mundo, nos festivais, e sempre me perguntam ‘que lugar incrível é aquele’?’’, disse a diretora.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress