29.1 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 30, 2024

Covid-19: Estado do Rio terá toque de recolher; confira todas as medidas restritivas

Cláudio Castro (no centro da mesa) pediu desculpa por ter promovido o evento (TV Globo / Reprodução)

O governador Claudio Castro informou em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (12) que o estado vai adotar novas medidas restritivas de combate ao coronavírus. Entre elas está a implantação de toque de recolher entre 23h e 5h. O que está proibido é a permanência em vias e praças públicas, não a circulação.

As medidas valem a partir desta sexta-feira e vigoram até quinta-feira (18) da próxima semana. Castro disse que o decreto é um balizador para as cidades do estado.

“Cada município tem suas especificidades. O estado está fazendo um papel regulador da política pública”, afirmou o governador.
Confira as restriçoes
Fica vedada a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas no horário das 23h às 5h.
Vedadas festas com bilheterias, que não têm um caráter social. Estão liberados festas de 15 anos, casamentos e formaturas, mantendo 50% de ocupação.
Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, limitando o atendimento ao público em 50% da sua capacidade de lotação. Horário de funcionamento até às 23h, com exceção de delivery, take away e drive thru, que ficam sem limitação de horário. Distanciamento entre as mesas deve ser de um metro e meio.

 

Vedados pista e espaço de dança. Autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio, exceto famílias.

Escalonamento para o comércio: comércio de rua – das 8h30 às 17h30; shopping – das 10h30 às 22h. Serviços: dentro do horário do comércio de rua. Comércio e serviços essenciais: não há limitação de funcionamento.

Parques e reservas naturais, jardins botânicos, zoológicos, parques temáticos, atrativos turísticos e similares com 50% de sua capacidade máxima.

Serviços de educação física (academias, centros de treinamento, estúdios, piscinas e similares), parques de recreação infantil, aquáticos e clubes sociais, esportivos e similares com 50% da lotação máxima.

Museus, centros culturais, cinemas e teatros com ocupação máxima de 50%.

Lotação do transporte rodoviário terá um item específico. Adoção de medidas de fiscalização e diminuição da lotação de ônibus, BRT e VLT, mantendo em uso toda a frota de ônibus, com o objetivo de reduzir a quantidade de passageiros. Será feito um trabalho com equipes de transporte para aperfeiçoar o modelo, equacionando lotação com a capacidade de operação de cada modal.

Bancas de jornais ficam proibidas de vender bebidas alcoólicas.

Ampliar o incentivo ao home office, principalmente a trabalhadores com mais de 65 anos e com comorbidades.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress